Faculdade celebra 40 anos da Saúde do Trabalhador
01 de outubro de 2024 - 40 anos, HC-UFMG, Saúde do Trabalhador
Na última sexta-feira, a Faculdade de Medicina da UFMG celebrou os 40 anos de atuação do Serviço de Saúde do Trabalhador do Hospital das Clínicas (HC). O evento reuniu profissionais e autoridades que destacaram a importância do serviço, fundado para apoiar a saúde dos trabalhadores e melhorar suas condições de vida, ao longo dessas quatro décadas.
O serviço, criado em parceria entre a Faculdade de Medicina da UFMG, o Hospital das Clínicas e entidades de previdência social, nasceu comprometido com o objetivo de somar esforços na luta dos trabalhadores por melhores condições de vida e de saúde.
Compuseram a mesa de abertura o superintendente do Hospital das Clínicas, professor Alexandre Rodrigues Ferreira; a professora Andréia Maria Silveira, representando a diretora da Faculdade de Medicina; a coordenadora do Serviço de Saúde do Trabalhador, professora Jandira Maciel Silva; o representante da Superintendência Regional do Trabalho, doutor Mário Parreiras; a gerente de projetos da Fundacentro Minas Gerais, Maria da Ajuda Luiz dos Santos; e o presidente do Sindicato Metabase Congonhas, Bruno Teixeira.
A professora Andréia Silveira ressaltou o desafio de manter o serviço no contexto de um hospital universitário inserido no SUS, reforçando que ele é sustentado principalmente por docentes, o que demonstra a importância da participação da Faculdade de Medicina na sua construção e continuidade.
A professora destacou que manter um serviço em um hospital universitário no contexto do SUS é desafiador, mas o serviço conseguiu superar os momentos de crise. “A residência se manteve e se fortaleceu, especialmente com o reconhecimento da especialidade. Isso nos dá força”, afirmou.
O superintendente do HC, professor Alexandre Ferreira, destacou a relevância do Hospital das Clínicas como um hospital 100% SUS, que, além de oferecer assistência de qualidade, cumpre seu papel na formação de novos profissionais e na produção de conhecimento e tecnologia. “Esse serviço é um exemplo de como um hospital universitário integra assistência, ensino, pesquisa e extensão”, afirmou.
O evento reforçou a importância da união entre academia e serviço público na promoção da saúde do trabalhador, ressaltando o compromisso do Hospital das Clínicas e da Faculdade de Medicina com a excelência no cuidado e na formação de profissionais.