Faculdade de Medicina da UFMG leva diversão, conhecimento e doações ao Vale do Jequitinhonha

10 de dezembro de 2019

Entre os dias 13 a 15 de dezembro, o Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG realizará o 4° Observaped Itinerante, no Vale do Jequitinhonha -MG. Essa é a segunda edição realizada na região e contará com atividades diversas, como rodas de conversa, teatro, oficinas e laboratório de simulação com o objetivo de aumentar a qualidade de vida e segurança das comunidades. Além disso, serão doados brinquedos e livros para uma nova brinquedoteca.

De acordo com a coordenadora dessa ação de extensão, Marília Regina Rodrigues, o principal objetivo é cumprir com a função da universidade se aproximar das pessoas, principalmente daquelas com pouco acesso a ela. “A ideia é tornar a universidade algo que se possa sonhar e convidá-los para vir para UFMG”, conta.

No dia 13, o evento terá início no Hospital Badaró, em Minas Novas – MG, onde serão entregues os livros e brinquedos para a nova brinquedoteca. Depois será realizada uma roda de conversa com profissionais da área de saúde, educação, segurança pública (Polícia Militar e de assistência social) sobre temas ligados à adolescência, idade em que estão em transição e demandam atenção diferenciada.

Já no dia 14, o Observaped Itinerante irá para a comunidade Santa Rita em José Gonçalves de Minas. Após, retornarão ao Hospital Badaró, onde a professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, Maria Cândida, aplicará treinamentos para profissionais de saúde, abordando a prevenção da mortalidade infantil, já que há alto índice de ocorrências na região. Por fim, no dia 15, a Escola Estadual Professor Geraldo Wilson Benicio, da comunidade Vargem do Setubal, pertencente ao município de Chapada do Norte receberá as atividades.

Em 2018, a estimativa é que participaram do Observaped Itinerante cerca de 1.500 pessoas nos dois dias do evento, incluindo crianças, adolescentes, pais, responsáveis e demais pessoas das comunidades.

Mais informações e a programação completa: http://bit.ly/2LHiCDF