Faculdade de Medicina recebe calouros de Fonoaudiologia

Calouros foram recepcionados pela Diretoria, professores e estudantes.

02 de março de 2018

Os calouros do curso de Fonoaudiologia foram recepcionados, na manhã desta sexta-feira, 2 de março, na sala 029, pela Diretoria, professores e estudantes da Faculdade de Medicina da UFMG.

Amanda Rentero Gimenez, ao meio, é caloura de fonoaudiologia e mostrou interesse pelos programas de especialização da Faculdade. Foto: Ingred Souza

A caloura de São Paulo, Amanda Rentero Gimenez, ressaltou sua felicidade pela aprovação em uma universidade federal e seus objetivos nesta Instituição. “Tenho muitas expectativas. Pelo pouco que conheci do curso, já estou muito animada. Os programas de especialização me interessam muito. Eu pretendo trabalhar com fonoaudiologia hospitalar”, contou.

O vice-diretor da Faculdade, Humberto José Alves, deu boas-vindas e expôs o seu carinho pelo curso de Fonoaudiologia. “É sempre um prazer receber uma nova turma. Faremos o melhor possível para contribuir na formação de vocês”, afirmou. “A fonoaudiologia é muito especial para mim, eu participei por muito tempo do curso como professor de anatomia. Acompanho a fonoaudiologia com muito orgulho e carinho”, destacou.

Na mesa, estavam presentes (da esquerda para a direita) Larissa Rodrigues do CCS, o vice-diretor Humberto Alves, a professora Adriane Mesquita e a professora Maria Mônica Ribeiro.

A professora e subcoordenadora do Colegiado de Fonoaudiologia da Faculdade, Adriane Mesquita, apresentou a estrutura do curso esclarecendo as dúvidas e questionamentos dos novos alunos. Já a coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes (Napem), Maria Mônica Ribeiro, explicou sobre o trabalho realizado. “O Napem conta com psicólogos e psiquiatras. A nossa função é escutar e tentar ajudar vocês em todas as situações difíceis ou que necessitem de orientação. O curso não é para sofrer, é o melhor momento da vida de vocês. Mas situações complicadas fazem parte e estaremos prontos para ajudá-los”, destacou.

Programação

O Projeto de Eficiência Energética, que está sendo implementado na Faculdade, também foi apresentado no encontro, pelo engenheiro de produção e gerente de projetos de eficiência energética, Sérgio Tostes. Através da troca de equipamentos antigos por equipamentos novos, o projeto visa diminuir o consumo de energia elétrica na Unidade. Tostes comentou que a apresentação do Projeto aos alunos, buscou alertar para a importância do uso sustentável de energia para que se alcance o sucesso da ação. “Apenas a troca de equipamentos não adianta. É preciso, também, um uso consciente. Essa apresentação é para que vocês entendam o conceito de sustentabilidade e para que se lembrem que as nossas atitudes têm impacto no mundo”, argumentou.

Ainda estiveram presentes no encontro, o Diretório Acadêmico (DA) de Fonoaudiologia, o Centro de Comunicação Social (CCS) e o Centro de Graduação (Cegrad) da Instituição, assim como a médica representante do projeto de pesquisa sobre Zika vírus do Hospital das Clínicas da UFMG, Flávia Ribeiro.

A recepção dos calouros continuou com uma visita à Faculdade de Medicina e ao Complexo Hospitalar do Hospital das Clínicas da UFMG.

Confira fotos da recepção também no Facebook.

Fotos: Ingred Souza