Faculdade empossa mais três titulares

18 de dezembro de 2013

Três professores da Faculdade de Medicina da UFMG foram oficialmente empossados como titulares em cerimônia na noite de segunda-feira, 16 de dezembro: Agnaldo Lopes da Silva Filho, do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia (GOB), Renato Santiago Gomez e Tarcizo Afonso Nunes, ambos do Departamento de Cirurgia.

Presidindo a sessão, o professor Francisco Penna, diretor da Unidade e presidente da Congregação, após congratular os professores, afirmou que um professor titular deve ser capaz de apoiar, de congregar, de estimular e de valorizar a competência e a aquisição de conhecimentos. “É ser formador, modelador, construtor e transformador. É ser aberto às experiências, às utopias. É partilhar os ideais de uma Universidade pública, gratuita, inclusiva, ética, responsável, variada, diversa”, discursou, finalizando: “Saibam que é uma honra tê-los nesta casa e participar deste momento”. (Leia o discurso na íntegra)

Nas palavras do professor Agnaldo Lopes, “os professores titulares têm em comum as trajetórias de vida marcadas pela dedicação à academia e o prazer em ensinar”.  O professor citou ainda uma fala do professor Alcino Lázaro, emérito do Departamento de Cirurgia, que diz que “o médico deve ser dirigido pelas queixas, sentimentos, anseios, temores e incertezas dos seus pacientes e, jamais, unicamente pela técnica”. Agnaldo reafirmou ainda as escolhas feitas no decorrer de sua carreira e o desejo de continuar trabalhando, e fazer mais. (Leia o discurso na íntegra).

Agnaldo Lopes foi homenageado pelo professor João Gilberto Silva, que lembrou que acompanhou desde sua entrada na Faculdade. “Me impressiona a rapidez que Agnaldo chegou ao cargo máximo na Faculdade”, mencionou João Gilberto, destacando as habilidades de Agnaldo como professor, que o fizeram ser escolhido como homenageado de diversas turmas, a produção científica e o envolvimento em atividades acadêmicas. “É o modelo que se espera de um professor titular”, elogiou.

Renato Santiago Gomez, em sua fala, reforçou a importância de receber o título principalmente por ser filho de um professor que também é titular. “Só quando entrei na Faculdade de Medicina da UFMG pude entender a importância de ser titular”. Renato lembrou ainda que é o primeiro anestesiologista que alcança o cargo no Departamento de Cirurgia, deixando uma mensagem para os colegas: “Espero servir de estímulo para que outros possam trilhar o mesmo caminho”. (Leia o discurso na íntegra)

Professor Titular do Departamento de Bioquímica do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, aposentado, Marcus Vinícius Gomez, pai de Renato, foi quem proferiu a homenagem ao professor. Também tendo acompanhado a trajetória do filho desde quando era bolsista de iniciação científica, Marcus Vinícius destacou o orgulho em participar de perto da carreira dele, em discussões que costumavam se estender até dentro de casa. “Renato, como eu, gosta de lecionar, e é um excelente professor com excelente exposição da matéria”, afirmou. (Leia o discurso na íntegra).

Também empossado na cerimônia, o professor Tarcizo Nunes relembrou a sua história na Faculdade de Medicina da UFMG, quando entrou, como aluno, em 1971, e iniciou a docência após a residência, em 1978. O atual vice-diretor da Faculdade de Medicina fez questão de agradecer, em seu discurso, as pessoas que estiveram do seu lado em todo esse percurso: professores, colegas de departamento, secretários, servidores técnico-administrativos e terceirizados, além do diretor, Francisco Penna.

Para homenagear Tarcizo, o convidado foi o professor Alcino Lázaro, Emérito da UFMG. Alcino contou que foi pego de surpresa com o convite e, em seu discurso, destacou o mérito e a sequência que levaram ao título de titular. “O currículo do professor Tarcizo todos conhecem. Ser professor titular é muito importante, não pelo título, mas pelo compromisso com a instituição que é firmado”, disse.

Além dos professores titulares, compuseram a mesa o diretor da Unidade, professor Francisco Penna, o chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, Cezar Alencar Rezende, e o chefe do Departamento de Cirurgia, Marcelo Eller.