Faculdade inaugura espaço para Show Medicina

29 de setembro de 2021 - , , ,

Nesta quarta-feira, 29 de setembro, a Faculdade de Medicina da UFMG inaugurou o Espaço Show Medicina, localizado no quarto andar da Instituição, composto por uma sala, área aberta e dois containers. Essa era uma demanda do Show Medicina, grupo de teatro formado por estudantes da Faculdade e um dos mais antigos do país, já que não tinha local próprio para construir e guardar seus materiais ou ensaiar as apresentações.

Durante os 67 anos de existência do grupo e mesmo com a crescente complexidade dos shows, os integrantes contavam apenas com espaços pequenos e emprestados. Até então, os itens do Show Medicina ficavam em uma sala no andar subsolo da Faculdade, servindo apenas como depósito. Os ensaios eram feitos nos halls dos andares. De acordo com o presidente do Show Medicina e aluno do 9º período, Samuel Henrique Barbosa Silva, não ter espaço próprio era um grande limitador. Nos meses anteriores da apresentação, o material tinha que ser empilhado ao máximo, o que atrasava tanto o rendimento dos ensaios, pela própria dificuldade de usar e guardar os itens, como causava prejuízos por não serem guardados nas condições adequadas, sendo necessário reparar e reconstruir.

“Por isso, ter um espaço adequado sempre foi um grande sonho, pois nos possibilitaria melhores condições para continuarmos produzindo nossa expressão artística dentro da Faculdade”, ressaltou Samuel. “As conversas sobre o novo espaço entre as diretorias do Show Medicina e a diretoria da Faculdade existem há anos e foi se construindo um esforço conjunto para a realização desse sonho, que hoje já não é apenas mais um desejo, mas uma realidade, uma grande conquista”, acrescentou. Essa demanda foi apoiada pelas gestões anteriores e executada pela atual Diretoria da Faculdade de Medicina, composto pelos professores Humberto José Alves e Alamanda Kfoury, e pelo então superintendente administrativo Maurílio Elias.

“É com muita honra que realizamos esse trabalho em conjunto com o Show Medicina para a disponibilização deste espaço. Nossa Instituição é de ensino, pesquisa e extensão, incluindo também as questões artísticas e culturais. O Show Medicina é um marco histórico nesse sentido, abordando questões de resistência, política, democracia e a luta pela educação e saúde pública. Sem contar que é um legado da história da Faculdade. Então esse é um momento marcante também para a Instituição”

Afirmou Humberto Alves, diretor da Faculdade de Medicina da UFMG

Agora, o Show Medicina conta com a sala 459, que também serve como entrada para o local aberto e onde há os dois containers. A área desse novo espaço tem 23,10 m² que se somam aos 27,6 m² dos containers. O projeto é da equipe de engenharia e arquitetura da Faculdade de Medicina, construído junto com a obra do LabSim, no terceiro andar, quando também foi pensado o terraço para o quarto andar. Além dos containers, o terraço terá um novo espaço de convivência para a comunidade acadêmica que ainda será inaugurado.

Os recursos financeiros para a execução da obra foram da própria Instituição, como informa o superintendente administrativo da Faculdade, Cleverson Pena. Já a aquisição dos containers foi feita pelo Show Medicina com o apoio dos oscarveirado (ex-alunos da Faculdade de Medicina da UFMG que fizeram parte do Show Medicina). “Eles não apenas nos ajudaram na construção de um Show comemorativo de 65 anos em 2019 para arrecadar dinheiro para a aquisição dos contêineres, como também doaram, pessoalmente, recursos que foram cruciais para essa compra”, contou Samuel. “Essa união entre Faculdade de Medicina, membros do grupo e oscarveirados nos orgulha e, com toda certeza, está possibilitando uma conquista que será extremamente importante para a permanência do Show Medicina enquanto manifestação cultural da UFMG”, completou.

“Agora estaremos em um espaço amplo, arejado, com acesso ao ar livre, em que poderemos construir e organizar nosso espetáculo de forma adequada. Teremos mais tranquilidade, sem prejuízos de perdas materiais e mais agilidade durante os nossos ensaios, aumentando a nossa eficiência na construção do espetáculo”

Samuel Henrique Barbosa Silva, presidente do Show Medicina

Ele destacou que a sala disponibilizada tem fácil acesso a grandes corredores e aos elevadores, além dos containers que foram colocados em um lugar com ampla rede elétrica, iluminação e pontos de água, o que vai facilitar a rotina do grupo. “Temos a expectativa de nos próximos meses de retomada gradual e responsável das atividades, respeitando as normas da UFMG quanto às regras e protocolos de ocupação do espaço, de forma muito mais eficiente, realizar uma transição gradual do modelo remoto que adotamos nos últimos dois anos, para que o espetáculo do Show Medicina possa voltar a abrilhantar o cenário cultural da nossa Faculdade e da nossa cidade”, declarou Samuel.