Faculdade inicia processo para escolha de nova direção


06 de outubro de 2025 - , ,


A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) deu início, nesta sexta-feira, 3 de outubro, ao processo de consulta à comunidade acadêmica para subsidiar a elaboração da lista tríplice de candidatos aos cargos de diretor (a) e vice-diretor (a) da Unidade, referente ao mandato de 2026 a 2030. A resolução que regulamenta o processo foi oficialmente publicada pela Congregação da Faculdade.

Todo o processo de consulta será realizado por meio do Sistema de Consultas Eleitorais da UFMG e coordenada pela Comissão Eleitoral, composta por sete membros indicados pela Congregação: dois representantes do corpo docente, dois do segmento técnico-administrativo em educação e três discentes, sendo um de cada curso de graduação da Instituição.

Podem votar os estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação, especialização e pós-graduação stricto sensu, exceto aqueles com trancamento total de matrícula; docentes do quadro permanente em exercício e técnicos administrativos em educação em exercício excluindo os que estiverem com contrato suspenso ou em licença sem vencimento.

A votação será feita no dias 2 de dezembro e será realizada eletronicamente, por meio da plataforma disponibilizada pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), acessível pelo portal minhaUFMG, na aba Sistemas, grupo Aplicações Administrativas. Cada eleitor deverá escolher apenas uma chapa entre as candidaturas disponíveis.

Etapas do processo

A Comissão Eleitoral será responsável por receber as inscrições dos candidatos, preparar as listas de eleitores, emitir instruções sobre os procedimentos de votação eletrônica, organizar debates entre os candidatos e a comunidade, publicar os resultados da consulta e enviá-los à Congregação, além de julgar recursos e resolver eventuais casos omissos.

Confira o cronograma completo: