Faculdade integra ensaio clínico da 1ª vacina brasileira contra a dengue

06 de dezembro de 2016

Foto: Carol Morena

A Faculdade de Medicina da UFMG recebeu nesta terça-feira, 6 de dezembro, a visita do diretor do Instituto Butantan, Jorge Kalil, para conhecer o Laboratório Interdisciplinar de Investigação Médica, que fará parte da fase III dos ensaios clínicos da vacina contra a dengue, que é desenvolvida pelo Instituto.

Kalil conversou com o Diretor da Faculdade, Tarcizo Afonso Nunes, que apresentou a Instituição e sua história. Também participaram da visita a professora do Departamento de Pediatria, Ana Cristina Gomes, e os professores do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e coordenadores do ensaio clínico, Mauro Martins Teixeira e Helton Santiago.

Jorge Kalil, diretor do Instituto Butantan. Foto: Carol Morena

Para Kalil, a parceria com a Faculdade é essencial para o projeto, que é um grande avanço no combate à dengue no país. “Nesse laboratório da Faculdade será realizado todo processamento de amostras de sangue dos voluntários do ensaio clínico. Depois, essas amostras serão armazenadas e enviadas para o Instituto.”, explicou. “O Hospital das Clínicas será a referência e suporte para os voluntários, caso eles apresentem algum tipo de reação a vacina”, completou.

Segundo Mauro Martins Teixeira, na fase III, lançada hoje, a vacina começa a ser testada em 1.122 voluntários, entre 2 e 59 anos, que serão acompanhados pelos próximos cinco anos. Esses testes serão conduzidos no Centro de Saúde Jardim Montanhês. “A UFMG tem um papel fundamental, pois é responsável pelo recrutamento, vacinação e acompanhamento dos voluntários da pesquisa na capital mineira”, afirmou.