Faculdade recebe fóruns sobre saúde e prevenção da violência

01 de dezembro de 2016

IMG_3591A Faculdade de Medicina da UFMG recebeu na manhã dessa quinta-feira, 1º de dezembro, o Fórum Promoção de Saúde e Prevenção da Violência e o Fórum “Para Elas, por Elas, por Eles, por Nós”. O encontro tem a intenção de discutir as diretrizes políticas e científicas da abordagem da violência e suas principais formas de enfrentamento, como a defesa dos direitos humanos. Participam dos fóruns professores, egressos e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência.

Na solenidade de abertura, estiveram presentes o reitor da UFMG, Jaime Arturo Ramírez; o diretor da Faculdade de Medicina, Tarcizo Afonso Nunes; o secretário de Direitos Humanos do Estado de Minas Gerais, Nilmário Miranda; o secretário Municipal de Assistência Social, Marcelo Mourão; a superintendente do Hospital das Clínicas da UFMG, Luciana Gouvêa; Tammy Claret, representando o secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Fabiano Pimenta; e a coordenadora do evento e professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social, Elza Machado de Melo. O evento contou também com a apresentação artística de Maurício Tizumba.

IMG_3683Durante a abertura, a coordenadora do evento, Elza Machado de Melo, exemplificou formas diferentes de violência, como a guerra na Síria, o narcotráfico e a situação de refugiados e lembrou a importância de discutir esse assunto. “A gente precisa falar de violência. A violência afeta todos os espaços: as ruas, as praças, as casas, rompe as portas, que antes eram respeitadas, e dilacera nosso coração. A violência desafia o nosso pensamento e o nosso conhecimento”, afirmou.

No evento, o diretor da Unidade, Tarcizo Nunes, lembrou que o Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência já tem mais de 100 dissertações em cinco anos de existência. O diretor ainda deu as boas-vindas aos presentes e comentou sobre a alegria em receber as atividades do fórum na Faculdade de Medicina.

O reitor da UFMG, Jaime Ramírez, disse que o programa em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência tem um papel exemplar e virou modelo para a Universidade por reconhecer a questão da violência. “A Universidade mostra o que sabe fazer de melhor: dar a dimensão correta que essa questão deve ter na nossa academia e, sobretudo, transbordar isso para a nossa sociedade”, destacou.

No encontro também houve o lançamento do Ambulatório da Rede de Práticas de Promoção de Saúde da Mulher em Situação de Vulnerabilidades, localizado no Hospital das Clínicas. Para a superintendente do HC, Luciana Gouvêa, o Campus Saúde vem ocupando um papel de destaque na sociedade. “O Hospital das Clínicas será honrado em abrigar um ambulatório voltado para a promoção da saúde em mulheres sujeitas a alguma situação de vulnerabilidade. Mais do que nunca, precisamos desse encontro e da somatória de esforços para superar um desafio na nossa sociedade, que é a violência como um todo e, no nosso caso, a violência contra a mulher”, comentou.

Fotos: Carol Morena.

IMG_3606 IMG_3613 IMG_3636 IMG_3644 IMG_3675 IMG_3699 IMG_3720 IMG_3758 IMG_3773IMG_3666 IMG_3751 IMG_3761