Federais apresentam propostas para gestão de HU´s

03 de fevereiro de 2011

As universidades federais decidiram elaborar, em prazo muito curto, sugestões de formato para a empresa que deverá administrar os hospitais universitários. A decisão foi tomada em reunião na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em Brasília. Um grupo de trabalho da entidade já está encarregado do tema, e nova reunião dos reitores voltará a tratar do assunto, em breve.

O reitor da UFMG, Clélio Campolina, lembrou que a Medida Provisória que cria a empresa precisará ser regulamentada. Aspectos como vinculação entre a empresa e as universidades, regime de trabalho dos funcionários, formas de financiamento e volume de orçamento serão objetos da regulamentação. “Também se podem fazer gestões junto ao Congresso Nacional para que se promovam mudanças na MP”, acrescentou Campolina, em entrevista no início da noite à rádio UFMG Educativa.

A reunião dos dirigentes das instituições federais de ensino continua na manhã desta quinta-feira, 3, com a presença da diretora do Inep, Malvina Tuttman. As universidades deverão reforçar a disposição de contribuir para o aprimoramento do processo de elaboração e aplicação dos exames do Enem. Campolina reafirmou posição favorável da UFMG. “Consideramos o exame um bom critério de análise do ensino médio, mas ele teve problemas de operação. A UFMG está comprometida a trabalhar efetivamente para ajudar o Inep a encontrar as melhores soluções para as questões relacionadas ao Enem”, ele disse.

*Redação: Agência de Notícias da UFMG