Fono dá as boas vindas aos novos estudantes

06 de agosto de 2014

“Parabéns, e sejam bem-vindos”. Foi assim que os novos alunos do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG foram recebidos, na tarde de ontem, 6, pelo vice-diretor da instituição, Humberto José Alves.

“Estou emocionado com a recepção, porque trabalhei muitos anos como professor da Fonoaudiologia. Os quinze anos do curso foram conquistados com muito trabalho e apoio da diretoria, e eu tenho prazer em trabalhar para que continue assim, agora fora das salas de aula”, disse.

O curso foi apresentado pela professora do Departamento e coordenadora do colegiado de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG, Letícia Caldas Teixeira. O assistente social da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), Gênesis Feliciano dos Santos, ressaltou o grande apoio da instituição a estudantes de baixa condição econômica. “A Fump tem programas para acesso e permanência nos estudos, como a bolsa moradia. Nós acreditamos no potencial de vocês, e vocês tem que fazer o mesmo”, enfatizou.

A turma do segundo semestre de 2014 tem em sua maioria mulheres, e também alunos de outras cidades e estados. É o caso da caloura Diuayla Talita Nascimento Cava, de São Paulo. “Não existe curso de Fonoaudiologia na Federal de São Paulo, e quando comparei as de outros estados com a UFMG, vi que ela tinha uma ótima educação, estrutura e programas de auxílio aos alunos”, conta.

Estiveram presentes também representantes do Diretório Acadêmico da Fono, apresentando o espaço de convivência aos calouros, e Maria das Graças Santos Ribeiro, do Centro de Graduação.

O Cegrad é um espaço para acolher o aluno, tanto para resolver questões acadêmicas e prestar auxílio com a Escuta Acadêmica. Segundo Maria, curiosamente, muitas alunas entram no curso e engravidam. “Não precisa disso, gente. Podem se formar primeiro”, brincou.

Clarisse Duarte, aluna do 4º período de Fonoaudiologia deu alguns conselhos aos estudantes. “Dêem atenção a tudo a que for ensinado, pois vocês precisarão disso mais a frente. E tenham pró-atividade”. Para ela, a nova rotina pode ser de difícil adaptação. “Mas eu espero que vocês se apaixonem pela Fono como eu me apaixonei”, completou.

Sérgio Corrêa, representando a superintendência administrativa da Unidade, orientou os estudantes sobre segurança no campus, cuidados com o patrimônio e estrutura da Unidade. O coordenador da Assessoria de Comunicação da Faculdade, Gilberto Boaventura, explicou aos alunos a importância do acesso ao portal da instituição, com informações sobre eventos, bolsas, pesquisas e outras atividades, e falou sobre os demais canais de comunicação, como a TV Medicina, murais, rádio e redes sociais.