Fono recepciona novos alunos na Faculdade

04 de março de 2015

foto 005“Vocês estão entrando em uma faculdade que tem 104 anos, com professores do mais alto nível. Temos atividades de extensão e pesquisa, mas, o foco principal de uma instituição de ensino pública é, sem dúvida, a graduação”, apontou. Foi assim que o diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, professor Tarcizo Nunes, iniciou a recepção dos calouros do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG na tarde de ontem, 3 de março.

Ele enfatizou que é de extrema importância a colaboração dos alunos. “Eu falo isso em meu nome, e em nome do professor Humberto José Alves, vice-diretor. Basta que vocês sigam as orientações e vão fazer um belo curso aqui, que atenda aos anseios que vocês pensaram antes de optar pela Fonoaudiologia da UFMG”, concluiu.

A coordenadora do curso, professora Letícia Caldas Teixeira, contou um pouco sobre a história e estrutura do curso, esclarecendo dúvidas sobre a formação profissional. “Às vezes, o aluno tem dificuldade em entender que ele precisa construir um alicerce para chegar à Fonoaudiologia. Não tem como darmos o conhecimento todo de uma vez, nós temos que fragmentar da melhor forma. Aproveitem, porque isso vai ter uma razão de ser depois”, reiterou, referindo-se as disciplinas introdutórias que, nos primeiros semestres, são ministradas, em sua maioria, no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB).

“Hoje eu estou triplamente feliz. Primeiro, porque tem muita gente aqui hoje. Segundo, porque mais de 50% dos presentes já têm, exclusivamente, a vontade de fazer Fonoaudiologia. E, terceiro, porque tem muitos alunos veteranos prestigiando vocês. Que vocês sejam muito bem vindos”, afirmou a professora. Após explicações sobre a grade curricular e disciplinas do curso, os calouros seguiram para uma visita guiada pela Faculdade de Medicina e ao complexo hospitalar do Hospital das Clínicas.

A recepção aos calouros de Fonoaudiologia contou ainda com as apresentações do coordenador da Assessoria de Comunicação Social (ACS), Gilberto Boaventura, do superintendente administrativo, Maurílio Elias, da integrante da Assessoria de Escuta Acadêmica, Maria das Graças Ribeiro, do assistente social da Fundação Mendes Pimentel (Fump), Walmir Matos Caminhas, e do Chefe do Diretório Acadêmico (DA) da Fono, Lucas Telles.