Fonoaudiologia realiza 1° Seminário sobre Implante Coclear da UFMG

Objetivo do seminário é promover a troca de experiências e a atualização científica e profissional no tema, com envolvimento da comunidade acadêmica e público externo.


06 de setembro de 2023 - , , ,


O Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina (FON), com apoio do Hospital das Clínicas da UFMG (HC), apresenta o “I Seminário sobre Implante Coclear da Faculdade de Medicina da UFMG”, nos dias 15 e 16 de setembro, no Salão Nobre e na Sala 062, respectivamente. O evento é direcionado para estudantes e profissionais da saúde e também para a comunidade, interessados e para as famílias que possuem pacientes implantados, com programação especial de atividades. 

Para participar, inscreva-se pelo formulário disponível no link.

A cirurgia de implante coclear é um procedimento complexo, indicado para crianças e adultos que tenham perda de grau severo ou de grau profundo de audição bilateral ou mesmo quando o aparelho auditivo convencional não apresenta benefício para o desenvolvimento da fala. A programação do encontro vai abordar diversas áreas do tema, desde aspectos da indicação e conceitos primordiais do procedimento, passando pelo fluxo da assistência na rede de saúde, além da avaliação do desenvolvimento de audição e linguagem nas crianças e reabilitação auditiva. 

Segundo a professora do FON, Sirley Alves, coordenadora do seminário, “o avanço na tecnologia da audiologia é acelerado. Novos recursos e dispositivos são lançados a cada ano pelas empresas de aparelhos. É preciso realizar esse diálogo entre profissionais, estudantes e marcas, no sentido de atualizar e capacitá-los para um melhor atendimento aos pacientes”, afirma. 

O HC atende, atualmente, cerca de 375 pacientes implantados. Por mês, são realizadas cerca de três cirurgias de implante coclear, em crianças e adultos de todas as idades, na unidade. Segundo Marina Borges, fonoaudióloga do HC que também organiza o seminário, um paciente aguarda cerca de um ano entre a primeira consulta e a cirurgia. Nesse processo, o candidato é avaliado por uma equipe multidisciplinar de saúde que conta com fonoaudiólogos, médicos, profissionais do serviço social e também deve ser realizada a avaliação psicológica.

“A programação do seminário foi construída pensando em todas as questões que são importantes para o paciente. Cada convidado possui experiência muito relevante para contribuir com o tema que será abordado em sua mesa ou painel”, acrescenta Marina Borges.

O “I Seminário sobre Implante Coclear da Faculdade de Medicina  da UFMG – Aspectos da indicação à (Re) Habilitação Auditiva” conta com o patrocínio da MED-EL. 

Confira a programação completa aqui.