Formação transversal em acessibilidade terá aula inaugural nesta quarta


27 de agosto de 2018


A Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão, uma das estratégias adotadas pela UFMG no campo acadêmico para incluir pessoas com deficiência, promove sua aula inaugural nesta quarta-feira, 29, a partir das 19h, no auditório da Reitoria. Com o tema Objetividade e subjetivismo – os desafios para a construção de um mundo acessível, o promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Leonardo Costa Coscarelli, que é cego, vai relatar sua vivência em espaços pouco acessíveis.

“Conhecer diferentes trajetórias pode enriquecer nossa percepção sobre as diferentes formas de promover a acessibilidade”, afirma a professora Terezinha Cristina da Costa, coordenadora da Formação, ao justificar o convite ao promotor Leonardo Coscarelli.

Segundo ela, a formação transversal, ofertada inicialmente no primeiro semestre deste ano, foi idealizada por um grupo de professores preocupados em oferecer ambientes mais acessíveis a pessoas com deficiência. “A formação reúne ações realizadas por 29 professores, oriundos de 11 unidades. São docentes das mais diversas áreas – educação, saúde, comunicação, artes e dança”, informa a professora. Educação especial e inclusiva e Acessibilidade e inclusão são os seus dois eixos.

A aula é aberta à comunidade. Alunos interessados em obter certificados deverão se inscrever previamente. Mais informações sobre as formações transversais podem ser obtidas no site da Pró-reitoria de Graduação.

Primeira vez
Em 2018, primeiro ano em que a lei que estabelece cotas para pessoas com deficiência nas universidades foi implementada, a UFMG reservou cerca de 700 das 6.339 vagas ofertadas por meio do Sisu. Em artigo publicado na edição 2.028 do Boletim UFMGas servidoras Fabiane Maria Silva, Maria Angélica da Silva e Natália Fernandes Kelles, do Departamento de Recursos Humanos (DRH) da UFMG, abordam a necessidade de aprofundar o processo de inclusão de pessoas com deficiência.

A TV UFMG produziu vídeo em que detalha sua política de inclusão de pessoas com deficiência. Assista:

Entrevistados: Adriana Valladão (coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFMG) e Carlito Homem de Sá (estudante da  Faculdade de Letras entre 2011 e 2017)
Produção: Amanda Lelis e Olívia Resende
Reportagem: Pablo Nogueira
Imagens: Antônio Soares, Cedoc TV UFMG, Gabriel Santana, Jorge Alves
Edição: Aline Garcia, Otávio Zonatto, Ravik Gomes
Agradecimentos: Paulo Madrid, Sony Franthiesco Caldeira

Equipe NAI
Tradutores: Beatriz Diniz, Cristiana Klimsa, Sônia Romeiro
Tradutora sinalizadora: Cristiana Klimsa

Redação: Centro de Comunicação da UFMG