Gestores e colaboradores do Nupad fazem balanço de 2019 e traçam perspectivas

29 de novembro de 2019 - ,

Seminário reuniu equipe no dia 25 de novembro. Foto: Carol Morena.

O Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad) realizou reunião com a equipe de gestores e colaboradores para discutir projetos futuros e os resultados de 2019. O seminário, chamado “Desafios e Perspectivas”, ocorreu nessa sexta-feira, 25 de novembro. Fortalecimento institucional e planejamento estratégico foram destaques no evento.

Evento teve participação do diretor da Faculdade de Medicina, Humberto José Alves. Foto: Carol Morena.

O professor e diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, Humberto José Alves, esteve na abertura do seminário e celebrou o trabalho do Núcleo. “O Nupad colabora com a sociedade como um todo através do trabalho de diagnóstico e, além disso, melhora a Faculdade de Medicina”, disse. “Acreditamos no trabalho em conjunto, que nos levará a dias cada vez melhores. Haveremos de vencer as ameaças e desafios”, afirmou.

O diretor do Nupad, José Nelio Januario, destacou o fortalecimento institucional do Núcleo. Foto: Carol Morena.

“Evoluímos muito em estrutura organizacional esse ano”, avalia o professor José Nelio Januario, diretor do Núcleo. “O Nupad, cada vez mais, é um órgão de saúde pública, não só de triagem neonatal. Vejo oportunidades em projetos de Tecnologia da Informação na área da saúde, campo que podemos ser referência”, analisa. O evento contou com apresentações do Setor de Monitoramento de Cuidado e Treinamentos (SMCT) e da Administração Geral.

Fotos: Carol Morena.

Educação em saúde

O SMCT relembrou a trajetória dos projetos de educação em saúde, debatendo um modelo de educação que dê conta das demandas dos municípios em todos os níveis e funções. Entre os destaques, o projeto “Saber para Cuidar”, que trata da doença falciforme no contexto escolar, formou 663 profissionais, chegando a 1.800 ao longo dos cinco anos de existência.

Outro curso que apresentou bons resultados foi o “Conhecer para Cuidar”, voltado para médicos e enfermeiros que dispõe de menos tempo para capacitações. Foram 195 formados no ano, o que colaborou com o aumento na participação de médicos nos cursos do Núcleo, passando de 9% para 20% do total de beneficiados.

Uma outra doença que também faz parte do escopo do Núcleo, o hipotireoidismo congênito também foi destaque, com curso voltado para municípios com casos mapeados. Foram 169 profissionais formados na terceira turma, realizada esse ano. Por fim, o treinamento regular de triagem neonatal capacitou 1.034 profissionais, número que inclui participantes de um projeto piloto em maternidades da região metropolitana de Belo Horizonte.

Fotos: Carol Morena.

Planejamento estratégico: Desafios e perspectivas

O ano de 2019 foi de revisão da cadeia de valores e definição do mapa estratégico para o período que vai até 2023, que inclui objetivos nos eixos financeiros, processos, clientes e mercados. Entre as ações realizadas esse ano também estão a ampliação da captação de novos contratos com a saúde complementar e a melhoria de processos operacionais.

Foram citados desafios como o número elevado de amostras de sangue inadequadas para triagem, dados incompletos nos processos vindos dos municípios e falta de orientações às famílias sobre o teste do pezinho e acesso ao resultado. As perspectivas do Núcleo para 2020 são diversas, como o curso de “Urgências em Doença Falciforme”, que está em andamento e irá oferecer um jogo para celular com conteúdo voltado para urgências típicas da doença, como o sequestro esplênico. Na parte administrativa, há perspectivas de avanços em gestão de risco, desenvolvimento constante de softwares, além de um plano estratégico para comunicação e relacionamento com setores públicos e privados.