Acesso interno

Departamento de Ginecologia e Obstetrícia

Sobre

O Departamento de Ginecologia e Obstetrícia (GOB) estava presente em 1911 na ata de instalação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais através do Professor Hugo Furquim Werneck, primeiro catedrático e signatário da Instituição.

Ao longo de quase um século no currículo médico insere-se atualmente através das disciplinas de Ginecologia Básica (6° período), Obstetrícia Básica (7° período), Atenção Primária à Saúde da Mulher (8º período), Estágio em Ginecologia e Obstetrícia (10° período); além dos Estágio Opcional em Ginecologia e Estágio Opcional em Obstetrícia e Perinatologia. Atua no Hospital das Clínicas na formação do especialista em Ginecologia e Obstetrícia há 40 anos através da Residência Medica, hoje com áreas de subespecialidade em Reprodução Humana, Oncologia Ginecológica, Endoscopia Ginecológica e Medicina Fetal.

Desde 1970 o GOB mantém curso de Pós-Graduação senso estricto, inicialmente com o mestrado e já há algum tempo também com o doutorado. Neste longo período já titulou mais de 250 mestres e doutores na área da Saúde da Mulher.

Entretanto surgiram novos desafios. A prevenção da mortalidade das mulheres, jovens e adolescentes deve ser centrada nos pilares dos cuidados da saúde da mulher, tendo como essenciais o acesso ao planejamento familiar com ênfase no risco reprodutivo, a assistência pré-natal de qualidade, a assistência ao parto e aborto seguros. Aspectos que também têm papel determinante na inserção da mulher na sociedade de forma plena, permitindo que ela atue de forma segura em todas as dimensões de sua vida, profissional, familiar e pessoal. Identificamos a necessidade de formar um médico capaz de atender a mulher de forma eficaz e compreender adequadamente suas principais demandas. As mulheres são ampla maioria nas unidades de saúde básicas e o profissional de saúde necessita de um aprendizado seguro que direcione suas ações e permita o entendimento do universo da ginecologia e obstetrícia.

As renovações sucessivas pelas quais passou o GOB ao longo de sua trajetória sempre resultaram em avanço e em melhorias na formação de recursos humanos. A valorização da história rica deste Departamento aliado ao desejo continuo de aprimoramento de seu corpo docente é a explicação desta trajetória tão bem sucedida.

Listas dos Catedráticos e Professores Titulares do GOB (1911 – 2019)
1 – Hugo Furquim Werneck
2 – Oto Cirne
3 – Clovis Gama Salgado
4 – Alberto Henrique Rocha
5 – Rui Pimenta Filho
6 – Mário Dias Correa
7 – Aroldo Fernando Camargos
8 – Antonio Carlos Vieira Cabral
9 – Agnaldo Lopes da Silva Filho
10 – Henrique Vítor Leite
11 – Selmo Geber
12 – Alamanda Kfoury Pereira
13 – Fernando Marcos dos Reis

Administração

Chefe do Departamento
Prof. Gabriel Costa Osanan

Subchefe do Departamento
Profª. Márcia Cristina França Ferreira

Pró-Reitor de Pesquisa
Prof. Fernando Marcos dos Reis

Coordenadora do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Mulher
Profª. Zilma Silveira Nogueira Reis

Coordenador da Residência Médica
Prof. Henrique Vitor Leite

Secretaria Administrativa
Fabiana Fernanda Gonzaga de Sá
Maricrislei Rocha Torres

Câmara Departamental

Prof. Gabriel Costa Osanan (Chefe)
Profª. Márcia Cristina França Ferreira (Subchefe)
Prof. Henrique Vitor Leite
Prof. Agnaldo Lopes da Silva Filho
Profª . Alamanda Kfoury Pereira
Profª. Marilene Vale de Castro Monteiro
Profª. Zilma Silveira Nogueira Reis
Profª. Eura Martins Lage
Prof. Fernando Macedo Bastos
Profª. Patrícia Gonçalves Teixeira
Prof. Márcio Alexandre Hipólito Rodrigues
Prof. Rubens Lene Carvalho Tavares
Profª. Myrian Fátima de Siqueira Celani
Prof. Mário Dias Correa Junior
Profª. Aluana Rezende Parola

Discente: Tamires Sara Campos de Mendonça
Discente: Júlia Cerqueira Maranhão
Discente: Pedro Henrique Souto da Silva
Discente: Bruna Lima Gobbi

TAE Fabiana Fernanda Gonzaga de Sá

Representante no Colegiado do Curso Médico
Profª. Márcia Cristina França Ferreira

Horário de funcionamento
8h30 às 12h – 13h30 às 16h

Histórico

(..) Em 1911, é criada por um grupo de médicos a Faculdade de Medicina de Minas Gerais e Hugo Werneck se torna o chefe da cátedra de Ginecologia e Obstetrícia. Na Faculdade de Medicina eram ministradas as aulas teóricas e as aulas práticas eram dadas na Santa Casa. Formou algumas gerações de ginecologistas e obstetras e teve como seu discípulo maior, o doutor Lucas Machado.
Hugo Werneck ficou à frente da cátedra até sua morte em 1935. Com a cátedra vaga, abriu-se concurso para seu preenchimento e o desenrolar culminou num dos capítulos mais interessantes da Medicina em Minas Gerais.