GPEAS conclui oficina sobre causas de óbito

07 de outubro de 2011

Após uma semana de trabalhos, terminaram nesta sexta-feira as atividades da Oficina Metodologias de Avaliação da Qualidade das Informações sobre as Causas de Óbito, organizada pelo Grupo de Pesquisas em Epidemiologia e Avaliação em Saúde (GPEAS), da Faculdade de Medicina da UFMG, com o apoio do programa de pós-graduação em Saúde Pública e parceria com o Laboratório de População e Desenvolvimento CEAM, da Universidade de Brasília.

A oficina foi realizada com o objetivo de aperfeiçoar a qualidade da informação que circula – ou não circula, a exemplo da subnotificação e dos subregistros de óbitos – nessa área. “É de extrema importância saber o perfil epidemiológico de uma população, porque é a partir dele que as pesquisas dessa área são aprimoradas, como também são definidas melhores políticas de saúde”, afirmou a pesquisadora em Saúde Pública, Daisy Maria Xavier de Abreu.

As atividades tiveram a presença do epidemiologista de Saúde Pública da Universidade de Queensland, Rao Chalapati, que atualmente trabalha em vários países do Oriente Médio e da Ásia, buscando conduzir pesquisas que fortaleçam o registro de mortes e os sistemas estatísticos que contribuem para esse trabalho. Participaram também membros do Ministério de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), do IBGE, além de professores e alunos da pós-graduação da Faculdade de Medicina e da Escola de Enfermagem da UFMG, dentre outros.