Estudantes recebem prêmio “Embaixadores Nucleares”

Alunas serão nomeadas embaixadoras e apresentarão o trabalho na Conferência Internacional Nuclear do Atlântico em Santos, São Paulo

16 de agosto de 2019 - ,

Da esquerda para direita: Bárbara Braga Gualberto Correa, Laura Cardoso Takahashi, Natália Fonseca Taveira. Foto: Acervo pessoal.

A estudante do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia da Faculdade de Medicina da UFMG, Bárbara Braga, e as mestrandas do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) da Universidade e ex-alunas da Faculdade, Laura Cardoso e Natália Fonseca, venceram a primeira edição do “Embaixadores Nucleares”, iniciativa criada pela Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben). O grupo desenvolveu o projeto Nucleotiza-Nuclear Conscientiza, em resposta ao desafio de apresentar as aplicações das tecnologias nucleares e suas contribuições conforme os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), da Organização das Nações Unidas (ONU).

A premiação das vencedoras será realizada durante a Conferência Internacional Nuclear do Atlântico, que ocorrerá de 21 a 15 de outubro, em Santos – São Paulo. Na ocasião, além de receber o título de embaixadoras nucleares, as estudantes irão apresentar o projeto vencedor aos participantes do evento.

O “Embaixadores Nucleares” é uma iniciativa destinada a impulsionar o alcance das informações sobre a tecnologia nuclear e seus benefícios. Para a competição, as estudantes conceberam proposta para divulgação de pesquisas e informações relacionadas à tecnologia nuclear em escolas e redes sociais.

O primeiro passo do grupo foi a aplicação de formulário, divulgado por email e redes sociais, para conhecer o público e o nível de conhecimento sobre tecnologia nuclear. Após essa etapa, o grupo promoveu palestras em escolas do ensino fundamental e médio sobre temas como radioatividade natural e raio x, para depois associar a aplicação dessa tecnologia aos objetivos da Organização da Nações Unidas. O conteúdo desenvolvido no Nucleotiza também foi divulgado nas redes sociais do projeto.

A estudante de Tecnologia em Radiologia, Bárbara Braga, destacou a importância da Faculdade de Medicina para o projeto. “Desde o início do nosso trabalho, o corpo docente do curso nos apoiou muito e ajudou na divulgação do nosso projeto para os alunos. A Faculdade teve uma abertura muito grande e organizamos a atividade ‘Matéria prima nuclear para a geração de energia – uma visão sustentável’, em parceria com a Liga Acadêmica das Ciências Radiológicas (Lacard) em outubro do ano passado”, conta.

Próximos passos

Mesmo com o fim da competição, a estudante afirma que o grupo continuará a desenvolver conteúdos e compartilhar informações sobre tecnologia nuclear, bem como promover atividades na área, como a Semana da Ciência Nuclear.

Esse é um evento acontece em todo o país, com organização da Aben. Em Belo Horizonte, será promovido pelo grupo e ocorrerá em 23 de agosto, no Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear da UFMG, no campus Pampulha. A programação é gratuita e voltada para estudantes do ensino médio. Para participar, os professores e escolas interessadas devem encaminhar email com a solicitação para o nucleotiza@gmail.com.

Confira o vídeo de apresentação do projeto:

Redes sociais do Nucleotiza-Nuclear Conscientiza
(https://www.facebook.com/nucleotiza/)