Guarda Civil Municipal conclui curso sobre violência contra mulher ofertado pela Faculdade

Evento aconteceu na última semana e os alunos apresentaram ideias para colocar em prática os aprendizados nas aulas

01 de abril de 2024 - , , , , ,

Foto: CCS / Faculdade de Medicina da UFMG

Na última quarta-feira, 27 de março de 2024, aconteceu a formatura do Programa de Abordagem em Violência Doméstica para a Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte, na Faculdade de Medicina da UFMG. O evento teve como objetivo a finalização do curso realizado pela guarda, em parceria com o Núcleo de Promoção de Saúde e Paz e Programa de Pós-Graduação Profissional em Promoção de saúde e Prevenção da Violência com a Secretaria Municipal de Segurança Prevenção.

Para abertura, a cerimônia contou com a presença da Diretora da Faculdade de Medicina da UFMG, professora Alamanda Kfoury. Além dela, o evento ainda teve a participação do Secretário Municipal de Segurança e Prevenção – PBH, Genilson Ribeiro Zeferino; o Subsecretário e Comandante da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte, Júlio Cesar Pereira de Freitas; a Diretora de Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção – PBH, Stella Deusa Pegado de Araújo; as professoras do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG, Andréa Maria Silveira, Marília Faleiro Malaguth e Jandira Maciel da Silva; a professora do Departamento de Propedêutica Complementar, Taciana de Figueiredo Soares e a mestre/pesquisadora do Núcleo de Saúde e Paz, Lauriza Maria Nunes Pinto.

Durante o evento, os alunos da Guarda Civil trouxeram um pouco do que aprenderam nas aulas, e como pretendem colocar isso em prática no dia a dia, de forma que realmente faça diferença no trabalho e na vida da população, principalmente para as mulheres.

Ao final da solenidade, as autoridades presentes entregaram os certificados para os alunos, que saíram mais aptos a compreender e ajudar mulheres em situação de violência.

O curso se iniciou em outubro de 2023, e contou com a participação de aproximadamente 80 agentes de segurança para a capacitação. O programa teve início em 2020, e esta foi a segunda turma a concluir as aulas, contando com um número maior de participantes.

Confira algumas fotos do evento: