Guia auxilia alunos no aprendizado da legislação de radiologia

14 de março de 2018

A disciplina “Legislação CNEN/Anvisa”, do curso superior em Tecnologia em Radiologia conta, a partir desse semestre, com um guia editado pelo professor Lucas Paixão Reis, do Departamento de Anatomia e Imagem da Faculdade de Medicina da UFMG, em pareceria com o Centro de Apoio à Educação à Distância da UFMG (Caed/UFMG).

O objetivo do guia é apresentar aos alunos os fundamentos das normas relacionadas à radiologia em atividades médicas, laboratoriais, de pesquisas e indústrias. O guia aborda também a importância da radioproteção na prática diária da função.

A disciplina é ofertada no quarto período do curso, como educação a distancia (EaD), e parte obrigatória do currículo. Para Lucas, a legislação é um conteúdo fundamental e abrangente que acompanhará os profissionais por toda a carreira.

A disciplina é ofertada na modalidade EaD com objetivo de tornar o estudo da legislação mais eficiente, uma vez que ela exige dedicação especial para leitura das normas. A primeira turma semipresencial foi formada no primeiro semestre de 2017.

Elaboração
Segundo o professor Lucas, o processo de criação do guia foi desafiador e trabalhoso. Para ele, o formato EaD exige apresentação de informações de forma clara e dialógica, demandando independência por parte dos alunos. “O aluno desenvolve leitura reflexiva, interação no ambiente virtual de aprendizagem e ao desenvolvimento das atividades proposta”, continua o professor.

O livro foi editado pela Editora UFMG com apoio e parceria com o Caed/UFMG, e está disponível online para os alunos da disciplina. De acordo com o professor, verifica-se a possibilidade de confeccionar exemplares para a Biblioteca J. Baeta Vianna, que fica no campus Saúde da UFMG.