Hall da Medicina recebe exposição sobre amamentação

Na Semana do Aleitamento Materno, a Faculdade de Medicina da UFMG recebeu a mostra desenvolvida por professores e alunos


07 de agosto de 2026 - , , ,


Foto: Centro de Comunicação Social (CCS) / Faculdade de Medicina da UFMG

Em celebração à Semana do Aleitamento Materno, o hall da Faculdade de Medicina da UFMG recebeu, nesta semana, a exposição “Amamentação e Arte”. Sob a coordenação da professora do Departamento de Pediatria Maria Albertina Rego, a mostra convidou o público a refletir sobre a importância da amamentação por meio de obras produzidas em diferentes períodos da história.

Os estudantes que participaram do desenvolvimento do projeto realizaram pesquisa histórica, seleção, organização e contextualização de obras de arte relacionadas à amamentação, abrangendo desde a Antiguidade até a contemporaneidade. O trabalho também incluiu a elaboração de conteúdos educativos e reflexivos, aproximando o público da história da amamentação e promovendo o diálogo entre arte, história e saúde.

A exposição reuniu esculturas e obras de arte que retratam a amamentação sob diferentes perspectivas culturais, sociais e históricas, convidando a comunidade acadêmica e o público visitante a refletir sobre a importância dessa prática para a saúde de mães e filhos.

Para João Vítor, aluno do 12º período de Medicina, a exposição oferece um olhar muito interessante sobre a amamentação por meio da arte e de diferentes momentos da história.

“Acho que o mais legal é perceber como um tema tão presente na vida humana foi sendo representado de formas tão diferentes ao longo do tempo. A ideia é que as pessoas não apenas vejam as obras, mas parem por alguns instantes, observem os detalhes e reflitam sobre o que cada uma delas representa. Espero que seja uma exposição que desperte curiosidade e faça o público sair com um olhar um pouco diferente sobre a amamentação”, destaca.

Também fizeram parte do projeto as professoras do Departamento de Pediatria Priscila Menezes Ferri Liu e Janaína Matos Moreira, o professor aposentado Edison José Corrêa e a servidora Silvana Alves dos Santos, além dos alunos Ana Clara Resende, Caio Cavalcanti, Júlia Franca, Júlia Scotellaro Guimarães e Vitória Ribeiro.

Confira a galeria: