HC ganha Prêmio Célio de Castro por qualidade

04 de novembro de 2009

O Hospital das Clínicas da UFMG acaba de ser contemplado como primeiro colocado da edição 2009 do Prêmio Célio de Castro.

Concedido pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) por meio da Assessoria de Melhoria da Qualidade, a premiação é destinada às instituições conveniadas ao Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS/MG (Pro-Hosp).

O objetivo é reconhecer hospitais que tem se destacado em relação à gestão da qualidade, apresentando as melhores práticas, com base em critérios definidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O processo

Inicialmente, foram selecionados os 35 hospitais com as maiores pontuações na avaliação, realizada pela equipe da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais e da Vigilância Sanitária.

Na segunda etapa, concorreram com o HC os Hospitais César Leite de Manhuaçu; Evangélico, e Santa Casa de Misericórdia, de Belo Horizonte, o municipal Dr. Joaquim Brochado de Unaí, São João de Deus, de Divinópolis, Universitário Alzira Velano, de Alfenas, Santa Casa de Bom Despacho, Santa Casa de Lagoa Santa, Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora.

Segundo a Assessora de Planejamento do HC, Aparecida Kênia Bisinotto Thomaz, “além do benefício financeiro, este é um fator de motivação para a comunidade hospitalar e fomenta a crença nos objetivos e metas institucionais”.

Os hospitais foram avaliados com base em requisitos de estrutura, de processos e de gestão ao longo de 2009. A última etapa de avaliação foi realizada a partir da visita presencial da comissão de avaliadores, constituída de membros da Assessoria de Melhoria da Qualidade.

A Comissão Julgadora foi composta por profissionais de saúde com reconhecida experiência na área. As quatro instituições vencedoras recebem troféu e premiação em dinheiro.

Como primeiro colocado o HC/UFMG irá receber R$ 400 mil (quatrocentos mil reais). Os demais premiados serão contemplados com R$ 300 mil (segundo lugar), R$ 200 mil (terceiro lugar) e R$ 100 mil (quarto lugar). O repasse desses recursos financeiros será feito mediante a celebração de convênios.

O que foi levado em conta

Criada há dois anos, a premiação legitima a qualidade do trabalho de instituições conveniadas ao Pro-HOSP.

O HC/UFMG concorreu pela primeira vez. Entre os pontos fontes decisivos para a escolha do Hospital das Clínicas da UFMG o Programa de Humanização foi avaliado como atuante e disseminado.

A Comissão de Controle da Infecção Hospitalar foi vista como “madura e efetiva, possuindo plena atuação em todos os setores do hospital”, segundo o relatório das avaliadoras. A Pesquisa de Satisfação do Usuário também chamou a atenção das avaliadoras, que a consideraram como “ferramenta para planejamento de ações”.

O setor de qualidade no Hospital da UFMG, segundo a avaliação, “atua junto ao grupo gestor, com ações voltadas para resultado e com foco no cliente”. Para elas, além disso, o grupo gestor encontra-se maduro em relação às práticas de gestão da qualidade, com ações efetivas voltadas para melhoria da qualidade na instituição.

Também foi levado em conta o número de áreas que atendia o nível 1 da Acreditação e a boa inserção do Hospital das Clínicas da UFMG na rede pública de saúde com resposta às demandas de saúde da região. São considerações que demonstram o mérito da premiação, pois quem tece a almejada qualidade são os profissionais que compõem os recursos humanos da instituição.

Redação: Assessoria de Comunicação Social do Hospital das Clínicas da UFMG