HC lança MC Dia Feliz com carreata à Savassi na terça

27 de julho de 2007

O Instituto Ronald McDonald e o Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) lançam nesta próxima terça-feira, dia 31, a partir das 9 horas, a campanha McDia Feliz 2007.

Trata-se da maior campanha em prol do combate ao câncer infanto-juvenil no País, que este ano será realizada no dia 25 de agosto (sábado) em âmbito nacional.

Este ano, o lançamento da campanha em Belo Horizonte será marcado por um dia festivo: Uma carreata partirá do Hospital das Clínicas (avenida Alfredo Balena, 110) e seguirá até a loja McDonald’s da Savassi. Ali será feito o lançamento regional do McDia Feliz 2007, que contará com a presença do vocalista da Banda Jota Quest (padrinho da campanha em Belo Horizonte), Rogério Flausino.

Atendimento a crianças

O objetivo é chamar a atenção do público para a importância da iniciativa, que anualmente destina todo o valor arrecadado com a venda dos sanduíches Big Mac (exceto alguns impostos), nesta data, para instituições que atendem crianças com câncer.

Pelo segundo ano consecutivo o Hospital das Clínicas foi a instituição escolhida em Belo Horizonte como beneficiária da campanha. O montante arrecadado no ano passado e este ano será aplicado na construção de uma unidade onco-hematológica pediátrica, a ser instalada no 10º andar, ala norte, do prédio principal do HC, que terá 22 leitos de internação para crianças com câncer, incluindo dois leitos isolados para pacientes pós-transplantados de medula óssea.

Em 2006, a campanha McDia Feliz arrecadou um total de R$ 140.381,82 com a venda do sanduíche Big Mac nas 21 lojas localizadas em Belo Horizonte, Contagem, Betim, Governador Valadares e Ipatinga, além de brindes e do repasse do dinheiro arrecadado nos cofrinhos localizados nos caixas desses restaurantes.

Em 2006, a campanha McDia Feliz envolveu funcionários do hospital e um grande número de voluntários que participaram de atividades diversas para otimizar a arrecadação e conseqüentemente o repasse para o HC/UFMG.

Unidade onco-hematológica pediátrica

Apesar do sucesso da campanha, o recurso ainda é insuficiente para a construção da nova unidade. Apenas as obras na unidade onco-hematológica pediátrica estão orçadas em R$ 925.947,75, o que reforça a necessidade da renovação da parceria, que esse ano conta com a venda do sanduíche em mais duas lojas somente em Belo Horizonte, totalizando 23 pontos de vendas na Região Metropolitana, além dos restaurantes de Governador Valadares e Ipatinga.

A construção da unidade onco-hematológica pediátrica cumpre a meta de humanizar o atendimento a crianças com câncer no Hospital das Clínicas da UFMG. Atualmente os pacientes onco-hematológico pediátricos assistidos permanecem internados na unidade de pronto-atendimento (PA), onde convivem com outras crianças portadoras de várias doenças. A mudança, com isso, traz, sobretudo, conforto e segurança aos pequenos pacientes submetidos ao desgastante tratamento do câncer.

Com 517,5 m2 de área total, o novo espaço vai beneficiar especialmente pacientes de 0 a 16 anos portadores de câncer. O objetivo é oferecer também um atendimento multidisciplinar, área de apoio, brinquedoteca, refeitório e solário com 150 m2.

Como participar

Há várias formas de participar do McDia Feliz 2007. Já estão disponíveis para a venda os tickets antecipados, no valor de R$ 6,90 cada, que dão direito a um Big Mac no dia 25 de agosto, data da campanha McDia Feliz.

Os tickets antecipados, assim como os brindes e as camisas, já estão disponíveis na assessoria de comunicação do Hospital das Clínicas da UFMG (1º andar, ala sul – tel: (31) 3248-9356). Também serão montados postos de venda, inclusive na Faculdade de Medicina da UFMG.

Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina
Redação: Adriana Linhares – Jornalista do Hospital das Clínicas da UFMG