HC promove caminhada para incentivar a doação de órgãos

Evento acontecerá no dia 21 de setembro, das 9h às 12h, na Praça da Assembleia


19 de setembro de 2019 - , , , , ,


Cor verde representa a doação de órgãos em todo o mundo. Imagem mostra baloes verdes voando em uma praça com pessoas soltando os balões, outras olhando para cima
Cor verde representa a doação de órgãos em todo o mundo. Divulgação / HC

Em comemoração ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro, o Hospital das Clínicas da UFMG /Ebserh (HC) realiza a sétima edição da “Caminhantes – Caminhada pelos Transplantes”. No dia 21 de setembro, os caminhantes irão se reunir na Praça da Assembleia, das 9h às 12h, na Praça da Assembleia. O objetivo é mobilizar a população e incentivar a divulgação e conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.

Realizado desde 2010, o evento tem a participação de pacientes transplantados e em lista de espera, de seus familiares e amigos, equipes médicas transplantadoras e assistenciais e de cidadãos mineiros.

Além da caminhada, o evento conta com uma estrutura de estandes montados com prestação de vários serviços à comunidade (medição de pressão arterial e glicemia, orientações sobre nutrição, esclarecimentos sobre doação de órgãos), e apresentações de música e dança.

Transplantes

O HC realiza, atualmente, transplantes de fígado, coração, medula óssea, rim e córnea. O Brasil é referência mundial na área de transplantes e temo maior sistema público de transplantes do mundo.

Cerca de 96% dos procedimentos de todo o país são financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em números absolutos, o Brasil é o 2º maior transplantador do mundo, atrás apenas dos EUA. Os pacientes recebem pela rede pública de saúde assistência integral e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante.

Agenda
Caminhantes – Caminhada pelos Transplantes
Horário: das 9h às 12h
Local: Praça da Assembleia

(Com assessoria de comunicação do HC)