HC recebe Prêmio Célio de Castro

27 de novembro de 2009

Recurso será investido na informatização da instituição

publicado

Em solenidade direcionada a instituições de saúde e convidados funcionários comemoraram a escolha.

Com uma chuva de pétalas de rosas e camisas estampadas com os dizeres “Saúde, qualidade e excelência. É assim que fazemos” funcionários do Hospital das Clínicas da UFMG comemoraram, em solenidade direcionada a autoridades e instituições de saúde do Estado, o anúncio da entrega oficial do Prêmio Célio de Castro, que teve como primeiro colocado da edição 2009 o HC/UFMG.

A premiação é concedida pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) por meio da Assessoria de Melhoria da Qualidade e destinada às instituições conveniadas ao Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS/MG (Pro-Hosp). O objetivo é reconhecer hospitais que tem se destacado em relação à gestão da qualidade, apresentando as melhores práticas, com base em critérios definidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Estiveram presentes na solenidade, o Assessor Especial de Assuntos para a Saúde da UFMG, Professor Paulo Pimenta; o representante da Associação dos Hospitais de Minas Gerais, Luís Eduardo de Oliveira; o consultor do Instituto Brasileiro para Estudo e Desenvolvimento do Setor de Saúde (IBEDESS), Professor César Vieira, que representou o júri do Prêmio Célio de Castro; além da Assessora da Melhoria da Qualidade da Secretaria de Estado da Saúde, Lismar Campos e a Gerente de Gestão da Secretaria de Estado da Saúde, Jaqueline Sales Diniz.

Representando a família do ex-prefeito Célio de Castro, seu filho, Marcelo de Castro, também compôs a mesa e se emocionou ao lembrar que a proposta do prêmio surgiu ainda na gestão do seu pai na Prefeitura de Belo Horizonte. Além desse motivo, a escolha do ex-prefeito Célio de Castro para nomear a premiação, segundo ele, é adequada pela associação que pode ser feita entre o impacto que a qualidade nos hospitais pode refletir na assistência e dois sentimentos que seu pai teve durante a vida: a solidariedade diante do sofrimento dos pacientes e a indignação diante das situações de injustiça.

Critérios de avaliação e aplicação do recurso
A comissão julgadora da premiação avaliou 128 instituições de saúde de Minas Gerais. Dessas, quatro foram agraciadas. Além do HC/UFMG como primeiro colocado, o Hospital das Clínicas da Manhuaçu conquistou o segundo lugar, a Santa Casa de Juiz de Fora o terceiro e a Santa Casa de Belo Horizonte, o quarto. O Hospital Márcio Cunha recebeu Menção Honrosa por manter o mais alto nível de acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

O Secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, Marcus Pestana, enfatizou, na oportunidade, que a escolha do HC/UFMG como primeiro colocado deve ser atribuída ao trabalho já referenciado no Estado. “O Hospital das Clínicas da UFMG é uma grande referência no Estado porque combina, como poucos em Minas e no Brasil, a função assistencial, a formação de recursos humanos e o respeito aos usuários em sua bela trajetória de mais de 80 anos de vida”.

Com a premiação, o HC/UFMG receberá R$ 400 mil. O recurso será investido na informatização da instituição por meio de um software de gestão.

O HC/UFMG concorreu pela primeira vez. Entre os pontos fontes decisivos para a escolha do Hospital das Clínicas da UFMG o Programa de Humanização foi avaliado como atuante e disseminado, graças a ações como a iniciativa Hospital Amigo da Criança – que incentiva o aleitamento materno – o alojamento conjunto na maternidade e a parceria com a ONG Doutores da Alegria.

A Comissão de Controle da Infecção Hospitalar foi vista como “madura e efetiva, possuindo plena atuação em todos os setores do hospital”, segundo o relatório das avaliadoras.

A Pesquisa de Satisfação do Usuário também chamou a atenção das avaliadoras, que a consideraram como “ferramenta para planejamento de ações”. O setor de qualidade no HC/UFMG, segundo a avaliação, “atua junto ao grupo gestor, com ações voltadas para resultado e com foco no cliente”. Para elas, além disso, o grupo gestor encontra-se maduro em relação às práticas de gestão da qualidade, com ações efetivas voltadas para melhoria da qualidade na instituição.

Também foi levado em conta o número de áreas do HC/UFMG que atendia o nível 1 da Acreditação e a boa inserção do Hospital das Clínicas da UFMG na rede pública de saúde com resposta às demandas de saúde da região. São considerações que demonstram o mérito da premiação, pois quem tece a almejada qualidade são os profissionais que compõem os recursos humanos da instituição.

Também foi considerada a integração entre os graduandos de medicina e as publicações que o HC/UFMG produziu para melhoria da assistência e do tripé ensino, pesquisa e assistência, como o Manual Suporte Nutricional para Adultos e o Guia de Utilização de Antimicrobianos.

Redação: Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas da UFMG.