História da cirurgia é tema de aula aberta


24 de setembro de 2018


pixabay.com

A disciplina História da Medicina, oferecida pelo Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (Cememor), promove a aula aberta “Século XIX: o século do cirurgião” nesta sexta-feira, 28 de setembro. A aula será das 11h30 às 12h30, na sala s146, no andar subsolo da Faculdade de Medicina da UFMG, em frente ao Laboratório de Anatomia Humana. Não é necessária inscrição prévia.

O palestrante convidado é o professor do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG, Ernesto Lentz de Carvalho Monteiro, docente há 57 anos na Instituição. De acordo com ele, a história da cirurgia se iniciou em 1846, com a descoberta da anestesia que, por sua vez, possibilitou a operação sem dor.

“Foi nessa época que se desenvolveram técnicas especiais básicas que foram adotadas no mundo inteiro e que permitiram que a cirurgia se expandisse”, explica.

Durante a aula, o professor irá destacar o trabalho dos pioneiros na área, que contribuíram para formar a base da cirurgia moderna.

História da Medicina           

O Cememor oferece a disciplina História da Medicina, em que são discutidos temas como nascimento da ciência moderna e o desenvolvimento do método científico, a ciência contemporânea e seus desafios, a pesquisa e a discussão sobre novas fontes de história, por professores convidados. A disciplina é ofertada como optativa e de formação livre dentro do sistema da UFMG, mas a participação é aberta para qualquer pessoa, sem necessidade de inscrição prévia.

Mais informações: Cememor – 3409 9106