História da Medicina discute o impacto da química nas ciências da saúde
10 de setembro de 2018
“O impacto do desenvolvimento da química nas teorias microbiana e das doenças por deficiências alimentares no século XIX” é o tema da disciplina História da Medicina, que será realizada na próxima sexta-feira, 14 de setembro. Promovida pelo Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (Cememor), a aula ocorre das 11h30 às 12h30, na sala s146, no andar subsolo da Faculdade de Medicina da UFMG, em frente ao Laboratório de Anatomia Humana. Não é necessária inscrição prévia.
A disciplina irá discutir o impacto do desenvolvimento da área de Química nas ciências da saúde, especialmente após as contribuições dos cientistas Antoine Laurent de Lavoisier e Justus von Liebig, no século XIX.
“A química orgânica e a sua ‘filha’ mais ilustre para as ciências da vida, a bioquímica, revelam o quanto o desenvolvimento dos estudos da química foi e é essencial para o conhecimento das bases moleculares e fisiológicas do processo saúde-doença, mesmo quando os fatores que alteram esse processo são de natureza histórica, social ou econômica”, explica o professor do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG, José Divino Lopes Filho.
O professor é o convidado para ministrar a aula. De acordo com ele, o tema se relaciona diretamente com a medicina, uma vez que algumas teorias foram impactadas pelo desenvolvimento da área de Química, com a teoria microbiana das doenças e a teoria das doenças por deficiências nutricionais.
Trajetória do professor
A história da ciência da nutrição é uma das áreas de estudo do professor José Divino. Segundo ele, a área tem relação intrínseca com o desenvolvimento da bioquímica e da fisiologia. “A área também dialogou profundamente, no século XIX, com o desenvolvimento da teoria microbiana das doenças”, completa.
História da Medicina
O Cememor oferece a disciplina História da Medicina, em que são discutidos temas como nascimento da ciência moderna e o desenvolvimento do método científico, a ciência contemporânea e seus desafios, a pesquisa e a discussão sobre novas fontes de história, por professores convidados. A disciplina é ofertada como optativa e de formação livre dentro do sistema da UFMG, mas a participação é aberta para qualquer pessoa, sem necessidade de inscrição prévia.
Mais informações: Cememor – 3409 9106