História do Projeto Manuelzão vira tese de doutorado
10 de setembro de 2012
Nesta terça-feira, 11 de setembro, às 13h45, o professor da Faculdade de Medicina da UFMG e idealizador do Projeto Manuelzão, Apolo Heringer, defenderá sua tese de doutorado na Faculdade de Educação da UFMG, no campus Pampulha. Projeto Manuelzão: uma estratégia socioambiental de transformação da mentalidade é o título do trabalho desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social. A tese faz uma reconstituição histórica do Projeto Manuelzão, que é vinculado ao Internato Rural do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG.
O Projeto Manuelzão foi criado em 1997, quando professores da Faculdade de Medicina da UFMG perceberam que saúde não deve ser apenas uma questão médica e que é preciso lutar por melhorias nas condições ambientais para promover qualidade de vida. O foco de atuação do Projeto é a Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, maior afluente do Rio São Francisco.
A partir de dados do acervo do Manuelzão, o professor analisou como a estratégia do Projeto mobilizou a sociedade pela volta do peixe à Bacia do Rio das Velhas. Além de dados coletados em pesquisas de biomonitoramento, também foram analisados relatórios de atividades de extensão, diários produzidos por estagiários de diferentes áreas, documentos que regulam o dia a dia do Manuelzão e projetos de mobilização social desenvolvidos entre 1997 e 2010.
(Assessoria de Comunicação do Projeto Manuelzão)