Homenagem em bazar reafirma: “Professora Elza, presente!”


14 de junho de 2023 - , , ,


Participantes do projeto celebram sucesso da iniciativa. Foto: CCS/Faculdade de Medicina da UFMG.

Nesta quarta-feira, 14 de junho, foi realizada mais uma edição do bazar de bijuterias produzidas em oficinas do Projeto Para Elas. Esta foi a primeira iniciativa após o falecimento da idealizadora do projeto de extensão, professora Elza Machado.

O evento foi marcado por homenagens em memória da professora, como uma árvore onde foram deixadas mensagens da comunidade.

A ação tem relação com as oficinas de restauração de bijuterias, feitas como forma de cuidado e apoio profissional às mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social. Durante o bazar, outras iniciativas foram desenvolvidas, como o show de Simião Leão e uma oficina de origami.

Durante onze anos de projeto, mais de mil mulheres já participaram das oficinas de restauração. Além de confeccionar bijuterias, as participantes discorrem sobre temas pertinentes às suas vivências, como a problemática da violência e questões relacionadas à saúde.

Além do bazar, o projeto recebe doações de bijuterias, linhas, agulhas e miçangas para serem reutilizadas. Para as doações, não existe nenhuma restrição quanto à condição das bijuterias, o objetivo é arrecadar o maior número possível de contribuições.

Os interessados em contribuir podem deixar as peças na caixa sinalizada na entrada da Faculdade de Medicina (Avenida Alfredo Balena, 190, Centro).

Confira fotos:

Fotos: CCS/Faculdade de Medicina da UFMG.