Hospital das Clínicas integra projeto para qualificar segurança dos serviços


01 de abril de 2019


Instituição faz parte do projeto “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”

Hospital das Clínicas integra projeto que busca qualificar a segurança dos pacientes e reduzir as infecções hospitalares. Foto: HC/UFMG

As terapias intensivas adulto do Hospital das Clínicas da UFMG – serviços de Tratamento Intensivo para atendimento a pacientes críticos – conseguiram reduzir, em 44%, os óbitos associados a infecções relacionadas à assistência à saúde, e em 22% o número de óbitos em pacientes com algum tipo de infecção. Além disso, houve redução, em 30%, de infecções da corrente sanguínea associadas a cateter venoso central.

Os números são resultados do projeto colaborativo “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com o Institute for Healthcare Improvement (IHI) e seis hospitais filantrópicos.

A iniciativa tem como objetivo qualificar a segurança dos pacientes e reduzir em 50% as infecções relacionadas à assistência à saúde. Pretende-se, também, evitar cerca de 8.500 eventos adversos seguidos de morte por ano nas UTI’s brasileiras participantes, bem como reduzir R$ 1,2 bilhão de gastos relacionados ao aumento do tempo de permanência do paciente nos leitos e a utilização de insumos.

Estima-se que, no Brasil, a taxa de infecções hospitalares atinja 14% das internações hospitalares.

Leia a matéria completa aqui