Hospital das Clínicas promove a 5ª edição da Caminhantes

24 de setembro de 2014 -

Cerca de 900 pessoas são esperadas no evento, que reúne pacientes transplantados e em fila de espera, familiares, profissionais da saúde e sociedade em geral

No próximo sábado, 27, data que marca o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC/UFMG) realiza a 5ª edição da “Caminhantes – Caminhada pelos Transplantes”, no Parque Municipal de Belo Horizonte. O evento reúne pacientes transplantados, em fila de espera e seus familiares para celebrarem a superação e a esperança de quem ainda aguarda pela cirurgia. O objetivo é o de conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos, tecidos e medula óssea.

Equipes de transplantes do HC/UFMG e demais profissionais da área assistencial (médicos, nutricionistas, profissionais da enfermagem, terapeutas ocupacionais, psicólogos, entre outros) e administrativa se mobilizam para promover ações de saúde como medição de pressão arterial, índice de massa corporal e glicemia; dicas para uma alimentação saudável; atividades de alongamento; e orientações sobre cuidados com a pele.

“O evento Caminhantes tem uma grande importância na troca de informações sobre transplantes entre o Hospital das Clínicas e a sociedade. O hospital desempenha sua função assistencial, mas para que a sociedade participe da causa é necessário que o assunto extrapole os limites físicos, mostrando as pessoas que foram beneficiadas pelos transplantes, de forma a estimular uma reflexão sobre o tema”, ressalta o médico Agnaldo Soares Lima, coordenador do Grupo de Transplante de Fígado no HC/UFMG.

As atividades serão realizadas das 8 às 11 horas e contam ainda com a participação de familiares dos pacientes e sociedade em geral. Além das ações de saúde, o público também poderá conferir atrações culturais. Para esta edição já está confirmada a apresentação de percussão do grupo Árvore da Vida, um número de dança dos alunos do Colégio Logosófico e, uma apresentação de taekwondo dance feita pelo Núcleo de Assistência Social Cultural e Esporte Recreativo (Nascer). Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

Transplantes no HC/UFMG

O HC/UFMG destaca-se como o maior centro transplantador do estado, realizando de maneira contínua, transplantes de coração, pulmão, fígado, conjugado de pâncreas-rim, rim, medúla óssea e córnea. Confira alguns números:

1º semestre de 2014

Coração: 20

Pulmão: 2

Rim: 8

Pâncreas-rim: 1

Fígado: 33

Córnea: 55

Medúla Óssea: 24

Coração: 26

Pulmão: 2