IEAT promove encontro transdisciplinar sobre Imagens de vida e morte

07 de junho de 2018

O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG (IEAT) realiza, no dia 11 de junho, mais uma atividade do programa Encontros Transdisciplinares, com o tema Imagens de vida e morte. Aberto ao público, o evento tem início às 19h30, na Sala 1 do Conservatório UFMG, e recebe inscrições pela internet.

O Encontro consiste em uma conferência com formato de mosaico, concebida e executada por três pesquisadores da UFMG: Ana Paula Paes, professora da Faculdade de Ciências Econômicas e coordenadora do ‘Núcleo de Estudos em Participação e Subjetividade (NEPS)’ e do ‘Observatório de Práticas Participativas (OPP)’; Luis Alberto Brandão, professor da Faculdade de Letras da UFMG e coordenador do grupo de pesquisa ‘Espaços Literários e Transdisciplinares’; e Patricia Franca-Huchet, professora da Escola de Belas Artes da UFMG e coordenadora do Grupo de Pesquisa ‘Bureau de estudos sobre a imagem e o tempo’.

A conferência é resultado de uma obra em processo na qual os professores colocarão em diálogo, por meio de aproximações, tangências, contrastes, desvios, interferências e outras formas de interação, diversas imagens de vida, de morte e de vida-e-morte, produzidas por eles e/ou livremente extraídas das Artes Visuais, da Arquitetura, da Literatura, da Crítica Literária, da Filosofia, das Ciências Sociais, da Psicanálise e de outros campos, afins ou de afinidades dadas pela negativa.

Segundo os organizadores, para este diálogo serão propostas algumas matrizes a desenvolver: pulsão de vida e de morte; o aqui e o agora; infância; pulsão anarquista; poesia; vitalidade e risco; a herança do tempo; arquétipos junguianos e imagens do tarot; a morte insustentável; a figura de Antígona; perfis de mortos e vivos nas redes sociais; a montagem.

O Conservatório UFMG fica na Av. Afonso Pena, 1.534, Centro. Serão emitidas declarações de comparecimento.

Mais informações no site www.ufmg.br/ieat ou pelo telefone (31) 3409 4123.

Redação: com Cedecom/UFMG e Assessoria de Comunicação do IEAT