Imagem da Semana prorroga inscrições para bolsistas

08 de fevereiro de 2011

O projeto “Imagem da Semana”  receberá inscrições até o dia 24 de fevereiro para seleção de um bolsista e cinco voluntários.

Conforme determina o edital, os candidatos devem estar cursando do 7º ao 10º período do curso de Medicina da UFMG. Também é necessário ter pelo menos um turno inteiramente livre de segunda à sexta-feira e um horário para reunião semanal de 18 às 19h30. O restante das 20 horas exigidas poderá ser flexível. Aos interessados, pede-se ainda conhecimentos intermediários de língua inglesa e de informática (principalmente Word).

A duração da bolsa é de um ano. Por mês, o estudante  recebe R$ 360. Os voluntários, ao fim do ano, receberão um certificado da Pró-Reitoria de Extensão.

As inscrições devem ser feitas até 24 de fevereiro na secretaria do Departamento de Propedêutica Complementar, sala 403 da Faculdade de Medicina. Outras informações ou pelo telefone 3409 9774.

Leia o edital

Sobre o Imagem da Semana

O projeto “Imagem da Semana” consiste na divulgação semanal, na internet, de casos clínicos.  Inicialmente o leitor tem acesso apenas a uma imagem (como uma radiografia, por exemplo) e uma breve descrição do caso. Usando essas informações, deve responder a uma pergunta de múltipla escolha sobre o caso, a interpretação da imagem e/ou outro aspecto de maior relevância na prática médica. A resposta é armazenada no banco de dados do site. Em seguida, é possível ter acesso a  um conteúdo mais amplo, como uma revisão sobre a doença abordada e leituras recomendadas.

É possível contribuir com o projeto, enviando casos com imagem por email. As instruções estão disponíveis no site.

Publicação na Revista Médica

A partir deste ano, o projeto dá um salto e passa a publicar o melhor caso de cada trimestre na Revista Médica de Minas Gerais.