Início das aulas é adiado na Faculdade de Medicina


31 de julho de 2009


O início das aulas do 2º semestre de 2009 da Faculdade de Medicina foi adiado para o dia 13 de agosto. Seguindo a mesma orientação da Universidade, a diretoria considerou apropriada a recomendação das autoridades de saúde pública do Estado e acatou a medida. Esta recomendação do Estado se deve a gripe H1N1. O adiamento das aulas será em toda a UFMG de acordo com um comunicado oficial.

Para o professor do Departamento de Clínica Médica, Antônio Luiz Pinho Ribeiro, vice-diretor do Hospital das Clínicas,  trata-se de uma decisão importante, pois a volta às aulas pode resultar no aumento do número de casos da gripe A (H1N1). O adiamento poderá atenuar a intensidade de transmissão. “A gripe apresenta um risco individual baixo, mas há casos, raros, porém graves, da doença. É uma questão de saúde pública”, ressaltou o professor. “Além disso, o adiamento possibilitará um período de adaptação à nova organização do atendimento aos atingidos pela gripe em Belo Horizonte e no Estado”, acrescentou.

A Reitoria da UFMG está enviando comunicado a toda comunidade acadêmica sobre o adiamento do início das aulas, acompanhado de informações sobre os sintomas da gripe A (H1N1) e dicas de prevenção.

Dessa forma, todas as atividades acadêmicas curriculares previstas estão suspensas. A recepção dos calouros dos cursos de Medicina e Fonoaudiologia, e a aula inaugural serão adiadas.

As aulas dos internatos que já iniciaram serão mantidas. Os pacientes com consultas agendadas para os ambulatórios deverão ser atendidos pelos professores responsáveis.

Mais informações: Centro de Graduação (31) 30499637