Inscrições abertas para o Programa Grupos de Pesquisa do IEAT

17 de julho de 2023 -

Nesta chamada serão apoiados dois grupos de pesquisa de natureza transdisciplinar, já existentes ou a serem constituídos na UFMG, caracterizados pela excelência dos pesquisadores e pelo caráter avançado dos trabalhos, voltados para os desafios atuais do conhecimento. Além do apoio aos grupos, a chamada tem o objetivo de incentivar a aproximação de pesquisadores que desenvolvam trabalhos com potencialidade transdisciplinar, articulando um conjunto de temas das diferentes áreas do conhecimento.

Os grupos de pesquisa aprovados vão receber apoio do IEAT pelo período de dois anos, com início no 1º semestre letivo de 2024. As inscrições devem ser feitas através do endereço eletrônico editais@ieat.ufmg.br até dia 5 de outubro de 2023.

As indicações podem ser feitas por pesquisadores com vínculo permanente na UFMG, de reconhecida experiência científica. O grupo de pesquisadores deverá incluir professores da UFMG, permanentes, voluntários ou eméritos, atuando em atuando em pelo menos duas grandes áreas do conhecimento distintas: Humanidades, Letras e Artes; Ciências da Vida (incluindo Saúde) e Ciências da Natureza (incluindo Tecnologia) e poderá incorporar membros externos à UFMG.

Os projetos aprovados pelo Comitê Diretor do IEAT terão suporte do Instituto na captação de recursos junto às agências de fomento e a outros órgãos, internos e externos à UFMG, e receberão a indicação para uma bolsa de Iniciação Científica junto à Pró-reitoria de Pesquisa, desde que essa solicitação esteja incluída na proposta submetida ao IEAT.

Do mesmo modo, o IEAT poderá auxiliar na organização e divulgação de eventos, como palestras e seminários, desde que as atividades previstas tenham relação com o projeto apresentado. Além disso, os grupos de pesquisa aprovados terão prioridade na submissão de livros junto à Coleção IEAT na Editora UFMG e na indicação de nomes para o Programa Cátedras.

O resultado será divulgado no dia 15 de dezembro de 2023 por meio de ofício aos candidatos e através dos canais de comunicação do Instituto

Assessoria de Comunicação do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares – IEAT/UFMG