Integração Docente passará a ser presencial

06 de março de 2023 - , ,

Imagem: Comunicação/Prograd.

No próximo dia 8 de março, de 14h às 15h30, acontecerá o seminário Integração Docente, promovido pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz) da Pró-.Reitoria de Graduação (Prograd). Será na Sala Seminário Temático 005, na Escola de Engenharia, campus Pampulha. O público alvo são professores que atuam na gestão pedagógica (colegiados e NDEs), na coordenação e orientação de projetos de ensino, estando aberto para todos os professores da universidade. Haverá tradução em Libras.

O seminário tratará do tema “Experiências com Projetos de Ensino-Aprendizagem na UFMG”. A abertura terá a presença do pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira, da Diretora de Inovação e Metodologias de Ensino, Bréscia França Nonato, e do coordenador do LabDocências (Giz), Marcos Vinícius Tarquinio. As apresentações serão realizadas pelos professores Leonardo Humberto Rezende dos Santos, do Instituto de Ciências Exatas, e Ricardo de Oliveira Duarte, da Escola de Engenharia.

“A partir deste ano, os seminários Integração Docente serão realizados presencialmente em diferentes espaços das Unidades Acadêmicas da UFMG. Iniciaremos essa nova fase na Escola de Engenharia, e esperamos que, a partir do próximo semestre, além do seminário promovido pela própria Prograd, tenhamos outras diversas atividades organizadas pelas Unidades Acadêmicas que promovam a integração docente”, conta o pró-reitor de Graduação.

Os interessados em participar do evento devem se inscrever nesse link. Haverá emissão de certificados.

Integração

Lançado oficialmente em junho de 2020, como uma ação de enfrentamento aos efeitos da pandemia, o Programa Integração Docente passou a fazer parte da agenda da UFMG, a partir do Calendário Escolar de 2021, como espaço para o fortalecimento e discussão sobre as práticas de ensino, indo além do Ensino Remoto e Híbrido Emergencial.

Na fase atual, é promovido um encontro no início de cada período letivo. O objetivo é fortalecer a cultura de autoavaliação, planejamento e trabalho coletivo no cotidiano das unidades, articulando professores, estudantes e Técnicos Administrativos em Educação nas estruturas já existentes (Departamento, Colegiado, Núcleo Docente Estruturante e outros setores) ou por meio da criação de outras organizações que sejam potenciais para o aprimoramento do ensino de graduação.

“O Integração Docente tem, agora, novos objetivos e o principal deles é que as datas previamente agendadas no calendário escolar se tornem dias, momentos de diálogo nas unidades. É muito importante que técnicos e professores envolvidos em atividades de ensino, em suas mais diferentes dimensões, tenham tempo e espaço para conversar sobre as possibilidades didático pedagógicas no âmbito do ensino de graduação. A ideia é que possamos construir uma cultura de troca de saberes, experiências, para fortalecer assim os processos de ensino e contribuir para a permanência e formação qualificada dos estudantes”, explica Bréscia Nonato.

Comunicação/Prograd