Jogo ‘Eu na UFMG’ proporciona imersão nos campi

De forma lúdica, game, que integra a Mostra Sua UFMG, apresenta várias possibilidades para o estudante construir sua personalidade acadêmica

31 de março de 2021 - , ,

Ao jogar, participante pode construir seu perfil acadêmico, projetando, assim, seu percurso na UFMG. Reprodução de tela

Conhecer o ambiente desafiador e fascinante da Universidade por meio de um game é o objetivo do Eu na UFMG, tabuleiro on-line que acaba de ser lançado. Desenvolvido como parte da Mostra Sua UFMG, evento realizado integralmente à distância neste ano, com mais de 33 mil acessos, o tabuleiro on-line possibilitará que o público vivencie uma experiência nos campi da Universidade ao longo de sua imersão.

“Os jogos virtuais fazem parte da vida dos jovens, e queríamos que eles pudessem conhecer a UFMG de forma mais lúdica”, justifica a pró-reitora de Graduação, Benigna Oliveira. “Espera-se que o jogo possa levar o estudante a refletir sobre suas expectativas em relação à Universidade”, acrescenta.

Eu na UFMG propicia a interatividade e o protagonismo do participante desde o primeiro momento, estimulando-o a construir seu avatar por meio de uma série de elementos de caracterização. Na sequência, o jogador desenvolve seu trajeto pela Universidade por meio de lances de sorte e por escolhas pessoais que o levam a conhecer as particularidades da instituição, suas unidades acadêmicas, benefícios oferecidos aos estudantes, funcionamento dos cursos e outras informações que fazem parte da vida acadêmica.

“Utilizando técnicas de jogo, esse roteiro gamificado põe os participantes em locais que nunca imaginavam conhecer e a que não teriam acesso contando apenas com um guia da Universidade”, afirma a professora da Fafich Regina Helena Alves da Silva, coordenadora do Centro de Convergência de Novas Mídias (CCNM) da UFMG.

O tabuleiro online foi elaborado de forma a possibilitar que o jogador, além de conhecer os ambientes da Universidade, se reconheça como estudante, como cidadão e como futuro profissional.

“À medida que evoluir no jogo, o estudante terá chance de constatar que a UFMG não se restringe a oferecer o aprendizado de uma carreira. Ele terá contato com possibilidades de formação complementar e conhecerá as iniciativas de pesquisa, extensão e cultura. O jogo estimula reflexão sobre o que o estudante espera da Universidade, e isso pode ajudá-lo a pensar no seu perfil profissional e a escolher uma carreira”, explica Benigna.

Decisões e sorte

A interatividade e o protagonismo são características-chave em um jogo on-line como o Eu na UFMG. Os caminhos são traçados pelos jogadores com base em suas decisões no tabuleiro, acrescidas de uma pitada de sorte para deixar o percurso mais instigante. Na educação, os games têm despertado educadores e estudantes a experimentar novos modelos de aprendizagem, apropriando-se da lógica dos jogos com missões e desafios definidos para a passagem de fases, sempre pontuadas, em um cenário específico relacionado à temática que se quer desenvolver.

Essa lógica vai ao encontro de determinadas características próprias dos seres humanos como a competição, a possibilidade de respostas imediatas e de evolução rápida, por exemplo, com incentivos para que os participantes se sintam motivados a realizar uma ação ou a progredir numa tarefa. O jogo é, portanto, uma forma de engajar as pessoas, em especial os estudantes que estão prestes a ingressar na Universidade. “O tabuleiro on-line propicia uma experiência inusitada e mostra que a Universidade não está restrita aos campi”, conclui a professora Regina Helena.

(Isaura Mourão – Centro de Comunicação da UFMG)