Janssen divulga análise provisória sobre vacina contra a covid-19
Fase 3 da vacina candidata da Johnson & Johnson mostrou 66% de efiácia contra doenças moderadas e graves.
29 de janeiro de 2021

Nesta sexta-feira, 29 de janeiro, a Janssen Pharmaceutical Companies, da Johnson & Johnson, divulgou os primeiros dados sobre de fase 3 da sua vacina candidata contra a covid-19, estudo que também contou com a participação da Faculdade de Medicina da UFMG, como integrante da Rede CoVPN. A avaliação sobre a eficácia e segurança teve respostas positivas.
Segundo o documento, entre todos os participantes de diferentes geografias, incluindo aqueles infectados com a variante viral emergente, a vacina candidata da Janssen teve 66% de eficácia geral na prevenção da forma moderada e garve da covid-19, 28 dias após a vacinação.
O início da proteção foi observado no dia 14.
Houve variações entre os locais. O nível de proteção contra a infecção moderada e grave foi de 72% nos Estados Unidos, 66% na América Latina e 57% na África do Sul, 28 dias após a vacinação.

Além disso, a análise provisória aponta que a vacina candidata foi 85% eficaz na prevenção da forma grave da covid-19 em todas as regiões estudadas, evidenciando um importante impacto para a redução de internações e mortalidade. Seu potencial também se destaca por ser uma vacina de dose única.
“Esses resultados de primeira linha com uma vacina candidata contra a covid-19 de injeção única representam um momento promissor. O potencial de reduzir significativamente o fardo da doença grave, fornecendo uma vacina eficaz e bem tolerada com apenas uma imunização, é um componente crítico da resposta da saúde pública global ”, disse Paul Stoffels, vice-presidente do Comitê Executivo e Diretor Científico da Johnson & Johnson.
Para essa análise provisória, a empresa contou com a avaliação dos 43.783 participantes, distribuidos em oito países. Confira (clique aqui) todas as informações divulgadas à imprensa.
(Com informações da Johnson & Johnson)