Laboratório de Neurociência já está em operação

04 de outubro de 2007

A Faculdade de Medicina da UFMG já tem um Laboratório de Neurociência. Com apoio de vários departamentos e da Diretoria, o novo laboratório foi montado com toda a infra-estrutura necessária para desenvolver pesquisas na área da biologia molecular e celular.

Coordenado pelos professores Humberto Corrêa da Silva Filho e Marco Aurélio Romano-Silva, do Departamento de Saúde Mental, dispõe de equipamentos tais como citômetro de fluxo, seqüenciador de DNA, dois PCR em tempo real e um documentador de imagens, para leitura de gel, além de sala de cultura de células, dentre outros.

Segundo Humberto Corrêa, o laboratório se propõe a manter e a estabelecer parcerias com outros centros de pesquisa nacionais e internacionais. Outra meta, é conhecer a infra-estrutura de pesquisa existente no Campus Saúde, “para otimizar seu uso e evitar duplicidade”, observa Romano-Silva.

“Nossas instalações estão abertas para professores e estudantes da UFMG”, declara Corrêa, acreditando que a localização central deva tornar o espaço um ponto de referência para reunir os pesquisadores e estudantes da área.

Na opinião de Romano-Silva, “reunir as áreas básica e clínica no mesmo local é a tendência atual”. Ele cita como exemplo desse processo inverso do ocorrido há alguns anos, a USP e outros grandes centros de ensino e pesquisa, “onde já ocorre o mesmo”.

Mais informações: 3248 9785 ou sam@medicina.ufmg.br

Linhas de Pesquisa / Pesquisador
Genética molecular de Câncer e Endocrinologia
– Luiz Armando de Marco e Wolfanga Lentz Bóson
Genética molecular em Neuropsiquiatria e Mecanismos de regulação da neurotransmissão –Humberto Corrêa da Silva Filho e Marco Aurélio Romano-Silva
Neuroimunologia – Antônio Lúcio Teixeira Jr.

Medicina aprova laboratório de neurociências – 10 de abril de 2007

Eitan Friedman (assentado), neurocientista da Faculdade de Medicina de Sackler, da Universidade de Tel Aviv, durante visita ao Laboratório de Neurociência da Faculdade de Medicina da UFMG

Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG
Redação e foto: Marcus Vinicius dos Santos – Jornalista