Laboratório do Nupad participa de mutirão de exames de DNA


12 de setembro de 2014


O Laboratório de Genética e Biologia Molecular (LGBM) do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (Nupad) vai realizar, pelo segundo ano consecutivo, os exames de DNA do “Mutirão Direito a Ter Pai”. Promovido pela Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG), o mutirão ocorrerá em Belo Horizonte e em cidades do interior nos dias 25 e 26 de setembro.

Processo de extração de DNA de amostra de sangue realizado no LGBM. Foto: Bruna Carvalho

Processo de extração de DNA de amostra de sangue realizado no LGBM. Foto: Bruna Carvalho

Durante a ação, feita com o apoio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), serão realizados gratuitamente exames de DNA, com coleta feita por profissionais de saúde; reconhecimento extrajudicial de paternidade; elaboração de acordos relacionados a alimentos; guarda e visitas, orientação e agendamento para propositura de ações de investigação de paternidade.

No primeiro dia do evento, serão realizadas as coletas de amostras, em papel filtro, para os casos denominados trio (presença de mãe, filho e suposto pai) e duo (presença de filho e suposto pai). No dia 26, as coletas do material genético serão feitas em parentes do suposto pai falecido ou ausente, com o objetivo de atestar a filiação.

Quando participou do Mutirão em 2013, o LGBM, localizado na Faculdade de Medicina, realizou 772 exames de DNA, incluindo as coletas da capital e interior. Para esse ano, a previsão é de 1.615 exames. Sobre a liberação dos resultados, conforme acordo feito com a DPMG, os prazos serão de 30 dias para os casos de trio/duo e de 60 dias nos casos de suposto pai falecido ou ausente.

Os interessados no reconhecimento de paternidade que desejarem participar do “Mutirão Direito a Ter Pai” devem se cadastrar antecipadamente. Em Belo Horizonte, o cadastro pode ser feito na DPMG até o dia 19 de setembro. No interior, as informações sobre cadastro devem ser buscadas nas unidades da Defensoria Pública participante.