Laboratório Letra promove simpósio sobre dislexia em setembro


14 de agosto de 2018


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Laboratório, que completa 10 anos, promoverá ainda lançamento de livro sobre o tema.

Propondo discutir a temática dos transtornos de aprendizagem, o Laboratório de Estudos dos Transtornos de Aprendizagem da Faculdade de Medicina da UFMG (Letra), promove o simpósio “Letra: Dislexia: novos temas, novas perspectivas” no dia 29 de setembro. O evento será no Salão Nobre da Faculdade, e a programação vai das 8h30 às 11h.

Estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais da área de saúde e educação e demais interessados podem se inscrever pelo página da Fundep até um dia antes do evento, que também comemorará 10 anos do Letra e contará com o lançamento do volume 4 da série ‘Dislexia: novos temas, novas perspectivas’, publicado pela editora Wak.

A professora do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG Luciana Mendonça Alves, que coordena o Simpósio, acredita que é importante abordar o tema para minimizar o sofrimento das famílias, escolares e professores. “A situação pode ser abordada de forma a diminuir o impacto sobre a aprendizagem e processo educacional, com ajuda especializada, cientificamente fundamentada e no momento certo”, explica.

Entre os palestrantes convidados estão as professoras Simone Capellini da Universidade Estadual Paulista de Marília (Unesp-Marília), Renata Mousinho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Cláudia Machado Siqueira, coordenadora do Letra, e Luciana Mendonça Alves, ambas da Faculdade de Medicina da UFMG.

Dislexia: novos temas, novas perspectivas
O livro foi organizado pelas professoras Luciana Mendonça Alves, Renata Mousinho e Simone Aparecida Capellini, que estarão presentes no Simpósio. A edição apresenta 16 capítulos produzidos por especialistas de diferentes regiões do país e internacionais, acerca do tema dislexia. São abordados a fundamentação teórica, prevenção, avaliação, intervenção e transtornos associados.

A obra é fruto das contribuições dos palestrantes e colaboradores do 6° Congresso Internacional de Dislexia, que aconteceu em Marília, São Paulo, em junho desse ano. As contribuições destacam as experiências dos palestrantes, que trazem suas pesquisas, avanços, descobertas, reflexões e compartilham práticas e conhecimentos de forma didática e enriquecedora.

10 anos do Letra
O Laboratório de Estudos dos Transtornos da Aprendizagem (Letra) foi criado em 2008 diante da ausência de um ambulatório de diagnostico multidisciplinar para os transtornos de aprendizagem que atendesse a demanda do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa foi da professora da Faculdade de Medicina da UFMG, Cláudia Machado Siqueira e Luciana Mendonça Alves, em parceria com a psicóloga Maria do Carmo Mangeli.

O Letra funciona no Ambulatório São Vicente do Hospital das Clínicas (HC-UFMG), e realiza avaliações, diagnóstico e orientações em casos de crianças e adolescentes com queixas de mau desempenho acadêmico. Além disso, realiza ações de promoção de informações junto a diversos públicos sobre os transtornos de aprendizagem, suas causas, identificação, tratamento e ações educacionais.