Leia o Saúde Informa de junho

15 de julho de 2015

A 46ª edição do Saúde Informa destaca estudo desenvolvido na Faculdade de Medicina da UFMG que analisa perfil das vítimas de violência por armas de fogo, a partir de dados coletados no município de Sete Lagoas, na região central de Minas Gerais. No Brasil, mais de 20% dos óbitos por causas externas são causados por armas. De acordo com o estudo, a maioria das vítimas são homens jovens.

Outra pesquisa busca conhecer perfil dos trabalhadores antes da aposentadoria para estudar permanência de idoso no mercado. A dissertação sugere a necessidade de desenvolver políticas de emprego e aposentadoria e programas para otimizar a participação dos idosos na sociedade.

Saúde Informa 46 - Junho -Web

Em junho, o Colegiado de Medicina aprovou o uso de nome social em documentos acadêmicos por pessoas trans, definição partiu de mobilização de estudantes do Diretório Acadêmico Al- fredo Balena (DAAB). Saiba mais sobre a medida e outras ações afirmativas do DAAB em matéria neste jornal.

A professora Eli Iola, líder do Grupo de Pesquisa em Economia da Saúde da UFMG, analisa o momento atual do Sistema Único de Saúde (SUS) e as mudanças propostas pelo Congresso Nacional, que podem mudar os rumos e a proposta do SUS.

Ainda nesta edição, conheça o CMD Master, time de futebol composto por médicos formados na UFMG que disputa, em julho, o segundo torneio internacional.

Acesse.