Acesso interno

Livreto ensina crianças sobre a covid-19

Criação da professora do Departamento de Pediatria aborda a covid-19 em linguagem acessível e de forma lúdica


14 de abril de 2020 - , , , , ,


A professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, Priscila Menezes, criou um material educativo para ensinar as crianças sobre a atual pandemia causada pelo novo coronavírus. Entre as abordagens do livreto “Aprendendo com a Pediatria” há o enfrentamento e como se proteger da covid-19, por meio de atividades lúdicas simples, como colorir e caça-palavras, e a linguagem de fácil entendimento aos pequenos. 

O livreto é objetivo, para não ser cansativo, e pode servir às crianças a partir de 2 anos de idade com o auxílio dos pais. O conteúdo está disponível para download clicando aqui ou no site do Observaped, projeto de extensão da Faculdade que oferece diversas informações, além de ações, sobre saúde de crianças e adolescentes.

Priscila Menezes diz que essa é uma opção de levar informações de qualidade às crianças, mas de forma lúdica. Segundo a professora, elas não estão alheias ao que está acontecendo, por isso, assim como os adultos, é importante que possam tirar suas dúvidas e entender porque precisam ficar em casa. Então, a abordagem do assunto de forma interativa e mais divertida é uma forma de auxiliar os pais a explicar às crianças sobre a doença.

“Tratar do assunto com brincadeiras pode parecer simples, mas é uma forma importante de auxiliar às crianças nesse momento, assim como às famílias, em passar esse conhecimento”

Priscila Menezes. 

Priscila conta que a ideia de criar o material surgiu pensando no seu filho de 6 anos de idade, mas avaliou que poderia ser importante e vantajoso também para outras pessoas. A produção ainda contou com a revisão da professora Maria do Carmo Barros, do mesmo Departamento. 

“As crianças são capazes de aprender e ensinar tudo o que é passado a elas. Então essa também é uma forma das informações chegarem aos pais e familiares”

Priscila Menezes.