Acesso interno

Livro com reflexão psicanalítica sobre a adolescência será lançado na Faculdade de Medicina


20 de maio de 2022 - , ,


Imagem: Janela da Escuta.

Na próxima sexta-feira, 24 de junho, será lançado o livro “Janela da Escuta: o adolescente especialista de si e a tessitura de uma rede sob medida” (Editora UFMG, 2022). O evento será no salão nobre da Faculdade de Medicina da UFMG, às 9h, e contará com a presença de parte dos autores.

O livro foi escrito durante a pandemia de covid-19 e é resultado de esforço coletivo para registrar e refletir o trabalho do programa de extensão Janela da Escuta. “Nele, uma direção ética da psicanálise de orientação lacaniana nos instiga a tomar o adolescente como o especialista de si mesmo e a apostar na tessitura de uma rede sob medida, engendrada por um trabalho constantemente construído a partir de cada caso”, explica a professora da Faculdade de Medicina da UFMG, Cristiane de Freitas Cunha Grillo, coordenadora do projeto.

“Aprendemos muito com eles, com as suas famílias e com os profissionais das diversas políticas que se entrelaçam em torno de cada caso. A articulação com as políticas públicas é fundamental para tornar o território, as cidades, mais permeáveis para os adolescentes e jovens”

O material é composto por textos de jovens que passaram ou que fazem parte do Janela da Escuta; de um jovem médico que integrou a equipe; de alunos da graduação e da pós-graduação que participam ou participaram do projeto; de profissionais e gestores da Saúde do Adolescente da cidade e no estado; da Gerência de Saúde Mental de Belo Horizonte e da Política de Assistência Social; de um juiz clínico que faz parte do projeto; de professores da UFOP; do Ambulatório Trans Aniky Lima; do Hospital João XXIII; e do Centro de Referência da Juventude. 

Janela da Escuta

O Programa de Extensão da Faculdade de Medicina da UFMG Janela da Escuta é uma clínica interdisciplinar orientada pela psicanálise lacaniana. As metodologias construídas coletivamente envolvem a conversação clínica, a construção do caso clínico, conversações com os adolescentes e com as mães, ateliês de arte voltados para os adolescentes e para as mães e café com os agentes socioeducativos.

A equipe é composta por alunos da graduação em Artes Visuais, Psicologia, Medicina e outros campos da saúde, além de alunos da pós-graduação do Curso de Especialização em Saúde do Adolescente e do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência, residentes de Pediatria e da área multiprofissional. A equipe de coordenação é constituída por médicas, nutricionista, psicólogos, artistas, pedagoga, juiz e alunos da extensão.

O Janela da Escuta integra o Observatório da Saúde da Criança e do Adolescente do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG (ObservaPED) e é cenário de aprendizagem no contexto do Curso de Especialização em Saúde do Adolescente e do PPG em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência da Faculdade de Medicina da UFMG.

Saiba mais no site.

Lançamento – Janela da Escuta: o adolescente especialista de si e a tessitura de uma rede sob medida
Organizadores: Cristiane de Freitas Cunha Grillo, Bianca Ferreira Rocha e Matheus Mourão 
Editora: Editora UFMG
Onde: Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG (Avenida Alfredo Balena, 190, Santa Efigênia, Belo Horizonte)
Quando: 24 de junho, às 9h