Livro sobre traumatismos do baço assinado por professor é reconhecido na Romênia


01 de dezembro de 2025 - , , ,


Foto: CCS/Faculdade de Medicina da UFMG.

A obra Traumatismele splinei (Vol. I e II), de autoria do professor do Departamento de Cirurgia (CIR) da Faculdade de Medicina da UFMG, e colaboradores, foi ganhadora do prêmio de melhor livro universitário durante a Salonul de Carte Universitară, na Romênia.

A Salonul de Carte Universitară, que pode ser entendida como Salão do Livro Universitário, é um evento bienal nacional da Romênia, que este ano esteve a cargo da Universidade de Medicina e Farmácia Carol Davila, que é a Faculdade de Medicina de Bucareste. Nesse Salão ocorreram lançamentos e foram apresentadas as publicações acadêmicas produzidas na Romênia em 2024 e 2025.

Do que trata o livro

Livro: Traumatismele Splinei. Foto: CCS/Faculdade de Medicina da UFMG.

Traumatismele splinei é uma obra acadêmica e de referência sobre trauma esplênico que reúne capítulos sobre anatomia cirúrgica do baço, fisiologia e função esplênica, classificação das lesões traumáticas, modalidades de tratamento — inclusive opções não operatórias — além de técnicas de preservação e autotransplante esplênico.

Os volumes reúnem contribuições de especialistas e são indicados para cirurgiões, residentes e profissionais de emergência e trauma. O conteúdo técnico e a abrangência das referências conferem ao livro caráter de manual de referência em traumatologia esplênica.

Andy Petroianu

Professor Titular do CIR, Andy Petroianu revela que sua motivação para pesquisar é a curiosidade pelo desconhecido, a sua satisfação em aceitar desafios e solucionar problemas. Essa sua característica rendeu-lhe mais de 550 artigos em periódicos nacionais e internacionais, além de 27 livros publicados sobre diversos temas e três patentes concedidas.

Emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Andy também faz parte das Associações Médicas Brasileira e de Minas Gerais, da Academia Mineira de Medicina, Membro Correspondente da Academia Nacional de Medicina e membro Titular da Academia Internacional de Sexologia e Reprodução, além de ser Cidadão Honorário de Belo Horizonte.

Saiba mais sobre a carreira do professor