Nescon oferta cursos sobre Atenção Domiciliar
23 de abril de 2019
Os cursos abordam os princípios do cuidado domiciliar, oxigenoterapia e ventilação mecânica e Atenção Domiciliar na Rede Básica de Saúde
O Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG (Nescon) recebe matrículas para cursos a distância de atualização e aperfeiçoamento em Atenção Domiciliar. Os módulos fazem parte do Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar a Distância. As inscrições podem ser realizadas até 20 de novembro de 2019.
Profissionais de saúde e gestores do SUS constituem o público alvo dos cursos, que têm inscrição aberta à interessados em geral. Todos recebem a declaração de conclusão três dias após o término dos cursos.
Confira:
Atenção Domiciliar na rede de atenção básica de saúde
O curso aborda a assistência à pessoa em domicílio pelos serviços de Atenção Básica à Saúde como estratégia para a organização do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) na Rede de Atenção de Saúde do Sistema Único de Saúde.
Princípios para o Cuidado Domiciliar por Profissionais de Nível Superior
O curso aborda determinados procedimentos, selecionados com base na frequência com que ocorrem no atendimento à pessoa em domicílio e cuja complexidade e especificidade exigem a ação de profissional de saúde do nível superior.
Oxigenoterapia e Ventilação Mecânica em Atenção Domiciliar
O curso apresenta procedimentos e cuidados à pessoa em uso de oxigenoterapia ou ventilação mecânica no domicílio, em todas as modalidades de Atenção Domiciliar.
Monitoramento e Avaliação de Serviço de Atenção Domiciliar
O curso expõe conceitos e bases de monitoramento e de avaliação como instrumentos de gestão. O foco é o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) no âmbito da Rede de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde (RAS-SUS). O objetivo geral do curso é apresentar os fundamentos de monitoramento e de avaliação como instrumentos para tomada de decisão no processo de gestão de Serviço de Atenção Domiciliar.
Com SE/UNA-SUS, com informações do Nescon e Ministério da Saúde