MedCine debate o filme Radioactive, que conta a história de Marie Curie

27 de outubro de 2021 - , , , ,

No dia 5 de novembro, das 19h às 21h, o MedCine virtual promove um debate sobre o filme Radioactive (Radioactive, Reino Unido, 2019). O evento será transmitido ao vivo no canal do MedCine no YouTube, com interação através do chat, e não há necessidade de inscrição.  Como o filme não é exibido durante as sessões online, recomenda-se assisti-lo previamente em alguma plataforma virtual como Netflix.

O filme é baseado no livro de Lauren Redniss, com diversas premiações nos EUA desde sua publicação em 2010, que agora tem edição brasileira “Radioativos: Marie e Pierre Curie, Uma História de Amor e Contaminação”.

A partir da obra, o objetivo desta sessão do Medcine é discutir acerca da trajetória de Maria Sklodowska Curie, a Marie Curie, para além das suas importantes descobertas e aplicação da ciência, como as questões sobre a afirmação da mulher no campo científico e na sociedade, o enfrentamento ao machismo, xenofobia e antissionismo, as questões da ética científica, bem como a linguagem artística do livro e do filme.

Para estimular esse debate em várias vertentes, participam convidados também com formações variadas e relacionadas às temáticas propostas. A mesa será composta por Gisele Jordana Eberspächer, jornalista, doutoranda e mestre em Estudos Literários pela UFPR, além de crítica literária no YouTube; Ethel Mizrahy Cuperschmid, mestre e doutora em História, coordenadora acadêmica do Cememor e pesquisadora de projetos em História das Radiações e do Câncer do CNPq; professor Rodrigo Gadelha Gontijo, doutor em Ciência e Tecnologia das Radiações, conselheiro do CRTR-MG e membro da Diretoria Executiva SBBN; Jéssica Borges, estudante do curso de graduação em Tecnologia em Radiologia da UFMG e integrante do Diretório Acadêmico Marie Curie; Bárbara Freitas, estudante do curso de graduação em Tecnologia em Radiologia da UFMG e integrante da Liga Acadêmica de Ciências Radiológicas. A moderação será do psiquiatra Marco Túlio de Aquino, da equipe técnica do Napem e cofundador do Projeto MedCine.

Radioactive

Radioactive é uma biografia romanceada de Marie Cu­rie, com tom feminista, incluindo a vida amorosa e os embates em um mundo científico dominado por homens. Também conta a história da descoberta da radioatividade, com a pesquisa de Pierre e Marie Curie, e suas aplicações nos campos da saúde, produção de energia e armas atômicas.

Ficha técnica:
Radioactive (Radioactive), Reino Unido, 2019. Duração: 1 h e 50 min
Disponível no Netflix e outras plataformas.
Direção: Marjane Satrapi
Baseado no livro de Lauren Redniss, Radioativos: Marie e Pierre Curie, Uma História de Amor e Contaminação. São Paulo, Cia das Letras, 2021.
Roteiro: Jack Thorne
Elenco: Rosamund Pike (Marie Curie), Sam Riley (Pierre Curie).

MedCine

O projeto é uma realização do Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes da Faculdade de Medicina da UFMG (Napem), com apoio do Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB), do Centro de Comunicação Social (CCS) da Faculdade de Medicina da UFMG e da Liga Acadêmica de Humanidades Médicas da UFMG (LaHum).

Antes da pandemia, as sessões do MedCine eram realizadas mensalmente, gratuitas e abertas ao público interessado. Devido às medidas de distanciamento social, os eventos estão sendo realizados de forma remota e com transmissão do debate pelo Youtube.