MedCine encerra o ano com exibição de filme suíço

O projeto exibe, em 26 de novembro, o documentário suíço Chronique d´ une mort oubliée (Crônica de uma morte ignorada).

24 de novembro de 2014

Capa*republicada

A última edição do projeto MedCine de 2014 irá exibir, no próximo dia 26 de novembro, o documentário suíço Chronique d´ une mort oubliée (Crônica de uma morte ignorada). A sessão, seguida de debate, será na sala Amilcar Vianna, 62, térreo da Faculdade de Medicina, às 18h15, e é gratuita e aberta ao público em geral.

Dirigido por Pierre Morath, o filme conta a história de Michel Christen, um limpador de chaminé que, ao sofrer um acidente, para de trabalhar, se separa da mulher, vira alcoólatra e desenvolve um câncer na garganta. Aos 53 anos de idade, Michael morre sozinho em seu apartamento, localizado numa área movimentada de Genebra, e só tem o corpo descoberto vinte e oito meses mais tarde. A narração parte da perplexidade que o caso causou ao diretor, que passava constantemente pelo edifício, e tenta restabelecer a cronologia dos fatos.

Após a sessão, o debate será conduzido pela professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG, Elizabeth Costa Dias, e pelo psicanalista Geraldo Caldeira.

“Esse é um filme premiado, de muita repercussão na Europa, e aborda questões da ética e trabalho na vida das pessoas que interessam aos médicos”, explica Elizabeth. A professora irá discutir o trabalho como fonte de lugar no mundo e questões como o impacto do deixar de trabalhar e a relação do adoecimento de Michael com a ocupação antiga.

Já Geraldo Caldeira irá abordar aspectos como acompanhamento psicológico do homem. Era necessário algo mais que o tratamento do câncer? O atendimento recebido por Michael foi adequado ou faltou algo?

“O filme pode motivar discussões sobre vários temas, como o acompanhamento de Michel Christen pelo hospital universitário e a previdência social; a falta de comunicação entre essas e outras instituições; e um tema mais geral, o relacionamento entre as pessoas no mundo contemporâneo, com o aumento do individualismo, na Suíça e também no Brasil”, comenta Itamar Sardinha, professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social (MPS) e membro do Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes de Medicina (Napem), realizador do projeto.

MedCine

Este foi o primeiro semestre em que as obras exibidas no MedCine seguiram uma tematização. A sequencia de filmes e debates apresentada nos últimos meses trouxe questões relacionadas à morte e à perda, e de como as pessoas lidam com esses acontecimentos. A proposta é que as sessões dos próximos semestres também tenham um tema pré-estabelecido.

O MedCine é  realizado sempre na última quarta-feira do mês, pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes da Faculdade de Medicina (Napem), com apoio do Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB) e da Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Faculdade de Medicina da UFMG.