Medicina convida comunidade a debater Recriar

03 de junho de 2008

O Colegiado do curso de Medicina da UFMG está recebendo sugestões que levem ao aprimoramento do Projeto Recriar/Promed, que tem como objetivo a reformulação e a modernização do currículo do curso.

As contribuições devem ser entregues até 30 de junho, segunda-feira, na sala 57, ou enviadas pelo e-mail recriar@medicina.ufmg.br.

“Todos os envolvidos na formação médica serão convidados a contribuir”, destaca o coordenador do Colegiado, professor André Cabral. “Queremos ouvir a opinião do pessoal dos departamentos da Faculdade, do ICB , do Icex, dos Hospitais Universitários, do Conselho Municipal de Saúde e dos estudantes, por meio dos Diretórios Acadêmicos Alfredo Balena e do ICB”, esclarece.

Ainda segundo o professor, o momento é de discussão sobre os vários aspectos relativos ao tema. Todas as sugestões recebidas serão analisadas pela Comissão de Sistematização e será produzida minuta de um documento que será debatido e votado em reunião do Colegiado de Medicina.

“Após este momento, solicitaremos a homologação do texto pela Congregação e pela Câmara de Graduação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG”. O objetivo é que a versão final do documento seja aprovada até o final do mês de setembro.

BREVE HISTÓRICO
A modernização do currículo do curso médico da UFMG, tanto na graduação, quanto na pós-graduação, pesquisa, residência e extensão, vem sendo debatido há sete anos, por meio do Projeto Recriar.

O Recriar, que tem incentivo do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, por meio do Pró-Saúde – Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, tem o objetivo de promover a reorientação da formação profissional na área de formas a assegurar uma abordagem integral do processo saúde-doença com ênfase na atenção básica. A finalidade principal do projeto é promover a adequação do ensino às necessidades de saúde da população brasileira.

Em abril, um encontro de dois dias da equipe do Colegiado, em Jaboticatubas, propôs a aceleração do projeto, com apresentações das Comissões participantes e realizações de debates acerca das diretrizes curriculares do curso de Medicina da UFMG.

Colegiado reinicia reformulação do currículo médico
-29/4/2008

Colegiado de Medicina define novas metas – 22/4/2008