Medicina de Família e Comunidade é tema de reunião

17 de novembro de 2015

IMG_3239

Foto: Carol Morena

Na manhã desta terça-feira, 17 de novembro, professores da Faculdade de Medicina da UFMG se reuniram com convidados da Espanha e do Canadá para conversar sobre o tema Medicina de Família e Comunidade. A reunião faz parte do 1º Simpósio Internacional Formação em Medicina de Família e Comunidade que será realizado nos dias 18 e 19 na Unidade.

O diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, Tarcizo Afonso Nunes, explicou que o curso está passando pela migração do currículo antigo para o novo, que atende às diretrizes curriculares dos Ministérios da Saúde e Educação. A recomendação é que 30% da carga curricular seja voltada para atenção primária e urgência. “Nós achamos que para fornecer uma boa atuação dos nossos professores é necessário um envolvimento maior em medicina de família e comunidade. A nossa expectativa é de criar um departamento para que possamos oferecer um curso de qualidade”, explicou.

A professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social, Alaneir dos Santos, que é da comissão organizadora do evento, informou que o objetivo principal do encontro é abordar esta temática de medicina de família e comunidade. “Nós tentamos trazer duas experiências bastante distintas: a espanhola, que de alguma forma tem muita similaridade com o Sistema Único de Saúde no Brasil e que, ao mesmo tempo, ainda está em processo de construção da área de medicina de família e comunidade; e a canadense, onde a construção do departamento de medicina de família e comunidade já está mais consolidada e já tem uma experiência maior no processo de construção dessa área”, explicou.

IMG_3208

David Price, Veronica Casado, Tarcizo Nunes e Alaneir dos Santos. Foto: Carol Morena

Entre os convidados, está a diretora da Unidade de Ensino de Medicina de Família, da Faculdade de Medicina da Universidade de Valladolid, na Espanha, Veronica Casado Vicente. Segundo ela, nos últimos anos as faculdades de medicina começaram a aderir ao tema de medicina de família e comunidade.

O chefe do Departamento de Medicina da Família da Universidade MacMaster, no Canadá, David Price, contou que o Brasil e o Canadá têm os mesmos problemas relacionados aos fatores sociais. Isso porque, há um aumento da expectativa de vida dos pacientes, que necessitam de cuidados específicos, e que precisam ser feitos por uma equipe multidisciplinar de profissionais.

Os convidados puderam partilhar com os professores de Introdução à Atenção Primária as experiências de seus países sobre o assunto. Foram dúvidas, por exemplo, a diferença entre os médicos e os médicos de família e comunidade, como a medicina de família e comunidade pode trabalhar com a clínica médica e a diferença entre saúde coletiva e família e comunidade.

Post_SIMPOSIO INTERNACIONAL (1)Simpósio Internacional

Nos dias 18 e 19 de novembro, será realizado na Faculdade de Medicina da UFMG o 1º Simpósio Internacional Formação em Medicina de Família e Comunidade . As atividades acontecem no Salão Nobre e no auditório do Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes). No dia 18, quarta-feira, as atividades serão realizadas das 8h às 17h30 e no dia 19, quinta-feira, das 8h às 12h.

O evento recebe convidados da Espanha e do Canadá para intercâmbio de experiências na formação de profissionais da área. A participação é aberta a estudantes, professores e profissionais da saúde.

Os debates servirão, também, como preparação para a criação de um Departamento de Medicina de Família e Comunidade na Faculdade de Medicina da UFMG. Por isso, também será discutida a relação do novo Departamento com os demais e os conteúdos que serão contemplados por ele.

Para acessar a programação completa, clique aqui.