Medicina do ensino para a prática

19 de fevereiro de 2015

Acontece na próxima semana, nos dias 24 e 25 de fevereiro, o Fórum de Ensino Médico. O evento será na Faculdade de Medicina da UFMG, e vai discutir os diversos aspectos do ensino médico atual e medidas para aperfeiçoamento dessa educação.

Uma das abordagens propostas é a integração ensino-serviço, tratando desde a contribuição do professor orientador para a formação do aluno à boa integração e dinâmica dos campos de prática. “Vamos discutir quais as expectativas do serviço em relação aos alunos e o que os alunos podem contribuir para ele”, explica o palestrante do fórum e professor do Departamento de Pediatria da Faculdade, Alexandre Rodrigues Ferreira.

Para o professor, o estudante tem que fazer parte da estrutura dos campos de prática e não ser considerado um peso ou um estranho no local. “Existem dificuldades na integração do aluno nos campos, que envolvem questões como o espaço físico, supervisão do ensino e o número de estudantes por campo de prática. Precisamos buscar soluções para isso”, explica.

Ter uma formação e aprendizado dentro da realidade, convivendo e aprendendo com profissionais que atuam na rede, torna o aluno mais preparado, com visão crítica. É o que defende Alexandre Ferreira. “O aluno que traz na sua formação a experiência do aprendizado dentro dos setores que irá atuar se torna mais preparado e seguro diante das várias situações que a assistência irá exigir dele”, diz. Além disso, o estudante tem a supervisão de docentes que, por vezes, atuam diretamente no atendimento e servem como um modelo de assistência.

O debate vai contar com o ponto de vista do preceptor da rede pública, do estudante e do professor orientador. “Discutir a inserção do aluno nos campos de prática abordando essas três perspectivas é de grande relevância para melhorar a integração entre as partes, visando melhorar a qualidade do ensino e a formação dos futuros médicos”, opina.

Fórum de ensino médico
O Fórum de Ensino Médico, realizado pelo Colegiado do curso de Medicina e o Núcleo Docente da instituição, será na Faculdade de Medicina da UFMG e visa discutir o ensino atual e novas medidas para o seu aprimoramento.

O evento inclui um debate entre os professores do curso de Medicina da Faculdade, no dia 24 de fevereiro, e um seminário para discussão entre alunos, professores e gestores da rede pública de Saúde de Belo Horizonte, no dia 25.